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Mestrado e doutorado em Educação promovem III Colóquio Internacional Cristianismo de libertação e Educação

Postado em 26/10/2022

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação, da Universidade São Francisco (USF) promoveu, no Câmpus Itatiba, nos dias 20 e 21 de outubro, o "III Colóquio Internacional Cristianismo de Libertação e Educação”. O evento foi realizado na modalidade híbrida, com palestrantes e convidados que puderam participar de maneira presencial e remota, sendo pesquisadores de diferentes regiões do Brasil e universidades internacionais. 

O I Colóquio aconteceu em 2018, na La Fondation Maison des sciences de l'homme (FMSH), Paris/França. Na ocasião, a ênfase foi nas lutas por Justiça e homenageou-se o grande pesquisador Michael Löwy. O II Colóquio aconteceu em 2019, em Barcelona, tendo como ênfase a questão ecológica. Agora, depois de um intervalo devido à pandemia, o III Colóquio acontece na Universidade São Francisco, tendo o olhar voltado para as relações com a Educação. 

A abertura oficial contou com a presença do vice-reitor da USF, Frei Thiago Alexandre Hayakawa, da coordenadora do Núcleo de Pós-Graduação Stricto Sensu, Iara Lúcia Tescarollo, a coordenadora do Programa Stricto Sensu em Educação, Ana Paula de Freitas, do professor da USF,  Allan da Silva Coelho, do professor visitante da Université Catholique de Louvain (Bélgica), Luis Martínez Andrade, além de docentes, estudantes e público externo que acompanhou o evento. “Os programas de mestrado e doutorado da USF tem como objetivo, ao promover eventos como o Colóquio, agregar  pesquisadores de diferentes regiões do Brasil e  de outros países, assim, promover a internacionalização e contribuir para a formação de nossos estudantes com um olhar mais amplo, seguindo todas as diretrizes estabelecidas pela CAPES”, explicou o Pró-Reitor de Ensino, Pesquisa e Extensão, professor Dilnei Lorenzi. 

Um colóquio como este coloca a USF entre as instituições que colaboram ativamente para a produção e circulação de pesquisa acadêmica inovadora. O evento internacional,  promovido pela USF, integra as atividades realizadas nas parcerias estabelecidas entre os pesquisadores, em especial no contexto em que nossa Universidade convida o Luis Martínez Andrade, vinculado à Université Catholique de Louvain, para trabalhar como pesquisador visitante no Programa de Pós-Graduação em Educação neste segundo semestre de 2022. O professor Martínez é doutor em Sociologia pela École des Hautes Études en Sciencies Socialies, na França, desenvolvendo trabalhos de pesquisa na sociologia dos intelectuais, com especial atenção aos temas da crítica da Modernidade, do desenvolvimento do pensamento crítico latino-americano e dos temas da ecologia radical. Ele ministrou aulas, participou de bancas, orientações de projetos, aulas na graduação e proferiu conferências na USF e universidades vizinhas, como a UNICAMP. 

“Este evento expressa o trabalho internacional conjunto e uma parceria de longo prazo. A Universidade investe para aprofundar laços de pesquisa, na produção e divulgação do saber científico”, explicou o professor  Allan da Silva Coelho, responsável pela organização do evento.

A coordenadora do Programa ressalta a importância de promover eventos internacionais e receber professores visitantes. Principalmente pelo fato do Curso  ter sido avaliado com nota 5, pela CAPES em 2022. “Essa oportunidade  que a USF deu aos programas  em receber um professor visitante contribuiu muito para os aspectos da internacionalização. O  stricto sensu é orientado pelas diretrizes da CAPES, que é o órgão que regula esse programa. A internacionalização tem um peso muito grande, nós acabamos de mudar de conceito, de 4 para 5, isso só nos responsabiliza ainda mais em relação à política de internacionalização. A parceria e a visita do professor Luís  só enriquece o nosso curso e dá possibilidades de novas pesquisas e produções”, explicou a professora Ana Paula. 

Durante a abertura do evento internacional, a coordenadora do Núcleo de Pós-Graduação Stricto Sensu da USF relembrou que neste ano o Mestrado e Doutorado de Educação da USF celebra 20 anos de criação. “Gostaria de ressaltar, que além de ser um momento importante para o Programa de Educação, também comemoramos os 20 anos do Programa.  Uma honra ter tantos pesquisadores nacionais e internacionais, nossos mestrandos e doutorandos aqui presente”, afirmou a professora Iara Tescarollo. 

Para Martínez, que está desenvolvendo suas atividades de pesquisa na USF desde Agosto, a proposta do colóquio  internacional é aprofundar o vínculo com pesquisadores e ao mesmo tempo examinar a relação entre a educação em todas as vertentes. A escolha do tema Cristianismo de libertação e Educação, converge com os estudos já desenvolvidos pelo professor em suas pesquisas. “Gosto muito do Brasil,  no doutorado estudei o pensamento de Leonardo Boff e o franciscanismo, realizando mesmo visita de pesquisa ao ITF. Agora como professor visitante no campo da educação, estou estudando o pensamento de Paulo Freire. Como uma parceria de longo prazo, futuramente pretendemos publicar um livro juntos”, explicou o professor Luís Martínez.

Durante os dois dias de evento foram abordadas temáticas como: Cristianismo de Libertação, Educação e Movimentos Sociais na América Latina, Educação para Reencantar a vida, Educação e Direitos Humanos. O ponto alto do evento, na terceira mesa do colóquio, foi realizada uma homenagem à contribuição de Jung Mo Sung ao pensamento crítico latino americano. Jung Mo Sung, coreano radicado no Brasil desde 1966 e naturalizado brasileiro, é teólogo católico e cientista da religião. Ele, atualmente, é professor titular da Universidade Metodista de São Paulo no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião. Em sua trajetória, Jung Mo Sung já trabalhou no IFAN, Instituto Franciscano de Antropologia, de nossa universidade. Sua obra teórica, ainda em profunda elaboração, contribui especialmente para pensar as possibilidades da vida de todos, com sensibilidade solidária em relação ao sofrimento das vítimas de nossa época.  Com esta homenagem, associamos a reflexão acadêmica e o reconhecimento do testemunho humano e cristão deste grande intelectual.