Semana Jurídica 2018

Data: 13/08/2018 a 15/08/2018

Local: Bragança Paulista,

A Universidade São Francisco (USF) irá promover a Semana Jurídica 2018 com o tema "Eleições, intervenção federal e drogas: Como enfrentar estes desafios?" do dia 13 a 15 de agosto no Salão Nobre do Campus Bragança Paulista.

O Brasil enfrenta diversas crises de ordem política, jurídica e social, notadamente no segundo semestre do ano de 2018, momento em que ocorrerão eleições e que, naturalmente, os candidatos à Presidência da República, aos cargos do Poder Legislativo Federal e aos governos dos Estados, devem apresentar suas plataformas políticas. Neste momento recomenda-se que insiram, em suas plataformas políticas, itens que demonstrem estratégias que possam amenizar ou mesmo eliminar grandes problemas sociais. Naturalmente que algumas experiências, ocorridas no Brasil ou mesmo no exterior, servirão de base para tais propostas.
Por esta razão, o objetivo da Semana Jurídica de 2018 é discutir alguns temas que, por si só, despertam a atenção, tais como as peculiaridades sobre o processo eleitoral, o paradigma da intervenção federal no Rio de Janeiro e, por fim, a Cracolândia e seus reflexos negativos para sociedade.

Convidado Prof. Antônio Márcio Guimarães

Doutor em Direito Internacional (Público) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2004), Mestrado em Direito Internacional (Privado) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000), Graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1985). Professor da pós-graduação stricto sensu (Mestrado e Doutorado) da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - disciplina Direito do Comércio Internacional, professor Assistente-Doutor (regente) da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, ministrando no bacharelado as disciplinas: Direito Internacional Público, Direito Internacional Privado e Direito Comercial. Líder do Grupo de Pesquisa CNPq-PUC/SP - Direito Internacional e Globalização Econômica. Advogado desde 1986. Participa, como membro efetivo, de diversas Comissões, dentre elas (atualmente) - Comissão Especial para Reforma Política. É Membro da UJUCASP - União dos Juristas Católicos do Estado de São Paulo. Professor Visitante da Faculdade de Direito em Londres - King´s College of London e também em Milão - Università Degli Studi di Milano.

13/08 (segunda-feira) – 19:00 – Prof. Clever Vasconcelos - A disciplina das eleições e seus desdobramentos penais

14/08 (terça-feira) – 19:00 – Prof. Volney Zamenhof de Oliveira Silva – A intervenção federal no Rio de Janeiro: Abordagem sobre os aspectos gerais

14/08 (terça-feira) – 20:00 - Prof. Antônio Márcio Guimarães – Análise sobre a constitucionalidade da intervenção

15/08 (quarta-feira) – 19:00 – Prof. Heni Ozi Coukier – Cracolândia, o desafio das drogas nas cidades

Para efetuar a inscrição, clique aqui.

Para acompanhamento e emissão de certificado, clique aqui.

INSCRIÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS

Data de início: 18/06/2018 a 08/08/2018

Normas:
Apresentação dos trabalhos: 13, 14 e 15/08/18 (período noturno)

1 – Exposição e apresentação de banners pelos alunos que defenderam o Trabalho de Curso (TC). Os alunos devem explicar o trabalho a todos os interessados, inclusive aos membros da Comissão Científica;
2 – Local da exposição dos banners: saguão, próximo ao Salão Nobre;
3 – Certificação a todos os alunos pela apresentação dos banners
4 – Dia 14/08/18 – Análise e escolha, por parte de Comissão Científica (Profs. Ricardo Nakahira, Mário de Camargo e Márcia Cáceres – Suplentes: Profs. Renata Ary, Neusa Migliorini e Luiz André Longanese), do melhor trabalho. Certificar o melhor trabalho.

Comentários deste evento!

Nenhum comentário cadastrado, seja o primeiro a comentar este evento!

Faça seu comentário

Código de verificação*

Digite o código de verificação*