Webinário: Fragmentos Florestais - preservar para que?

O evento será realizado de forma remota através do YouTube.

Data: 05/11/2021 a 05/11/2021

Local: On-line,

A Universidade São Francisco promove o Webinário “Fragmentos Florestais - preservar para que?” que acontecerá do dia 05 de novembro de 2021, às 19h.

O evento será realizado pelo canal da USF no Youtube e o objetivo do Webinário é reunir diversos pesquisadores e atores socioambientais na área da restauração florestal e abordar assuntos sobre a recuperação de fragmentos florestais e combate aos incêndios florestais que visam melhorar a qualidade ambiental da região bragantina.

O evento não possui link de inscrição e certificado.

Ministrantes

Profa. Dra. Elenice Mouro Varanda - Possui graduação em História Natural pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1972), mestrado em Botânica pela Universidade de São Paulo (1977) e doutorado. Doutor em Botânica pela Universidade de São Paulo (1981). Tem experiência na área de Botânica, atuando principalmente nos seguintes temas: cerrado, herbivoria, recomposição florestal, afídeos e galhas. (Fonte: Currículo Lattes)

Profa. Dra. Lucimara Teixeira - Possui graduação em Ciências- habilitação em Biologia pela Universidade São Francisco (1997). Mestre em Análise Geoambiental (2012) pela Universidade de Guarulhos. Cursando o Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde- Doutorado da Universidade São Francisco. Atualmente é professora da Universidade São Francisco , campus de Bragança Paulista, nos cursos de Biomedicina, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina e Odontologia . Participou do Núcleo de Estudos de Saúde Coletiva(NESC) da Universidade São Francisco e Tutora do PET- Saúde da Universidade São Francisco.

Tec. Me. Vinicius Gaburro de Zorzi - Formação nas áreas de hospitalidade e meio ambiente, concentra experiência de atuação profissional no desenvolvimento de programas de conservação de recursos hídricos, na gestão de áreas especialmente protegidas e promovendo a restauração ecológica, quer com a implementação de projetos, quer com o fortalecimento da cadeia da restauração. Ativista atuante há 15 anos na defesa do patrimônio natural persistente da Serra do Itapetinga, sua história de formação no ambientalismo se confunde com a gênese da SIMBiOSE, organização não governamental na qual desenvolve trabalho voluntário e que, desde 2005, já combateu mais 600 incêndios florestais na Serra do Itapetinga, além de ter fomentado a pesquisa, a restauração ecológica, o uso público ordenado dos atrativos naturais, a educação ambiental e a gestão do Parque Natural Municipal da Grota Funda. Tem interesse pela pesquisa, já tendo desenvolvido e publicado alguns estudos sobre a conservação de comunidades vegetais rupestres, impacto ambiental oriundo de atividade turística em Unidades de Conservação, Ecologia da Paisagem, Restauração Ecológica e Planejamento Ambiental para a conservação.

Cb. PM. Adilson Pereira da Silva

Kelly Cristina Alvares Fedel

Nádia Zacharczuk

Joaquim Gilberto de Oliveira - Possui graduação em Ciências Farmacêuticas pela Universidade de São Paulo (1988) e mestrado em Ciência de Alimentos pela Universidade Estadual de Campinas (1998). Trabalhou como pesquisador na CODETEC - Cia de Desenvolvimento Tecnológico, sendo responsável pelo desenvolvimento e síntese de vários fármacos, entre eles antibióticos, simpatomiméticos e também no desenvolvimento de novos aromas sintéticos. Foi pesquisador do CPQBA-UNICAMP, onde participou de projetos de desenvolvimento industrial de novos fármacos, atuando também na análise por CG/MS de compostos voláteis, especialmente de óleos essenciais. Foi Secretário do Meio Ambiente de Bragança Paulista entre 2008 e 2012, tendo construído boa parte da Política Pública Ambiental deste município. Atualmente é professor adjunto da Universidade São Francisco nas áreas de química, bioquímica, biotecnologia e bromatologia. Tem experiência na área de Biotecnologia, com ênfase na produção de compostos bioativos, atuando principalmente nos seguintes temas: aromas, fármacos, produção e caracterização de lipase. Trabalha também na área de análise de contaminantes ambientais.

Link de transmissão do YouTube, clique aqui.

Comentários deste evento!

Nenhum comentário cadastrado, seja o primeiro a comentar este evento!

Faça seu comentário

Código de verificação*

Digite o código de verificação*