Curso de Direito da USF firma parcerias de estágio com poder público

09/06/2016
Curso de Direito da USF firma parcerias de estágio com poder público
 A Universidade São Francisco (USF), por meio do Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ), assinou nesta semana convênios com órgãos públicos nos municípios de Bragança Paulista, Itatiba, Monte Sião, Socorro e Morungaba para oferta de estágio aos estudantes do Curso de Direito dos campi Bragança Paulista e Itatiba.

O curso de Direito do Campus Bragança Paulista assinou convênios com a Justiça Federal de Bragança Paulista, o Procon e a Câmara Municipal de Monte Sião, além do Registro de Imóveis, Títulos e Documentos e Civil de Pessoa Jurídica de Socorro. Já o curso do Campus Itatiba firmou parceria com o Tribunal de Justiça, o Procon e a Câmara Municipal de Itatiba e com o Sindicato dos Trabalhadores na Indústria Têxtil e Fiação de Itatiba e Morungaba.

Para a coordenadora do Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) do Campus Bragança Paulista e do curso de Direito do Campus Itatiba, Professora Vanessa Cristina Moretti, a assinatura dos convênios possibilitará aos alunos unir teoria à prática. “Os convênios referem-se as mais diversas questões, entre elas as relações de consumo, sendo assim, o aluno poderá participar dos atendimentos e presenciar o desenrolar dessas questões. Isso contribuirá muito para a formação deles”, explicou.

Segundo a coordenadora do Procon de Monte Sião, Patrícia Salomão, que também já foi aluna do curso de Direito da USF, a parceria também possibilitará ampliar o atendimento à comunidade. “Com o convênio, nosso time se fortalece. A população em si ganha na qualidade e na rapidez do atendimento”, observou.

“Sem sombra de dúvidas, é uma grande conquista e um grande avanço a Universidade, a Prefeitura e o Judiciário assinarem convênios que possibilitem aos alunos estagiarem em departamentos que estejam na responsabilidade da Prefeitura, do Judiciário, da Câmara Municipal, oferecendo a oportunidade aos alunos de conhecerem na prática o que aprendem na universidade”, ressaltou o prefeito de Itatiba, João Gualberto Sattori, que esteve presente na assinatura dos convênios no Campus Itatiba.

Os convênios beneficiarão os alunos matriculados nas disciplinas de Estágios Supervisionados e Práticas Jurídicas dos 9ª e 10ª semestres dos cursos de Direito. As vagas serão divulgadas a partir de agosto deste ano. Os alunos interessados deverão procurar o Núcleo de Práticas Jurídicas.

Parceiros

As assinaturas foram realizadas, nos dias 7 e 8, nos campis Bragança Paulista e Itatiba, respectivamente, na presença de representantes dos órgãos conveniados e convidados.

De acordo com o reitor da USF, professor Joel de Souza Júnior, a solenidade deve-se a importância das parcerias para o relacionamento da instituição com a comunidade. “A universidade não se restringe aos núcleos e atividades internas, é muito mais que isso. Hoje, a Universidade, por força da sua natureza, tem que se especializar em formar convênios, parcerias e cooperações. Uma instituição universitária precisa estar enraizada, por meio de parcerias, com a sua comunidade”, afirmou.

“Nesse ano em que completamos 40 anos da nossa Universidade São Francisco, um dos elementos principais que conta desde o início da nossa história é o objetivo que está descrito no primeiro projeto pedagógico da instituição, que diz da importância de formar o homem todo em todos os homens. Quando o nosso curso de Direito toma essa iniciativa de celebrar esses convênios, nós estamos justamente indo ao encontro desse objetivo fundamental da nossa instituição, o de pensar de fato na formação integral dos alunos que aqui estão. Mas, acima de tudo, pensando nesse aluno como sujeito de ação e transformação da sociedade, no ambiente em que estiver”, ressaltou Frei Thiago Alexandre Hayakawa, diretor presidente da Casa de Nossa Senhora da Paz – Ação Social Franciscana (CNSP-ASF), mantenedora da USF, durante as assinaturas dos convênios.

Histórico de Notícias