Estudante do Stricto em Educação realiza doutorado sanduíche na Espanha

18/12/2018
Estudante do Stricto em Educação realiza doutorado sanduíche na Espanha
 O doutorando do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da USF, bolsista CAPES, Jónata Ferreira de Moura, foi contemplado pelo Programa de Doutorado-Sanduíche no Exterior (PDSE), no período de 01 de setembro de 2018 a 28 de fevereiro de 2019 para estudar na Faculdade de Educação da Universidade de Barcelona – Espanha, na cidade de Barcelona. Está sendo supervisionado pelo Professor Jose Contreras Domingo, frequenta aulas na disciplina de La Relació Educativa: Experiència i Saber Pedagògico e o Grupo de Pesquisa ESFERA.

A partir do projeto intitulado “A escrita de si no processo de formação acadêmica de licenciandos em Pedagogia”, ele aprofundará seus conhecimentos acerca da concepção de experiência, experiência educativa e saber da experiência desenvolvida pelo professor José Contreras e sua equipe de pesquisa, enquanto suporte para desenvolver sua pesquisa que trata de licenciandos em Pedagogia que escrevem sobre sua trajetória de formação acadêmica usando como dispositivo o registro de narrativas no memorial de formação.

Ele participou de uma seção de defesa de tese intitulada “Fragilidad y hospitalitat: los gestos pedagógicos del encuentro con el outro, una investigación de la experiencia educativa” de Daniel Gómez Ramos, orientando de Jose Contreras, e participará do Seminário do Grupo ESFERA que acontecerá na Universidade de Málaga, na cidade de Málaga, nos dia 23 e 24 de novembro. “Experienciar esses seis meses na Universidade de Barcelona, participando das reuniões do grupo de pesquisa ESFERA e das aulas da Pós-Graduação ministradas pelo professor Contreras tem sido enriquecedor para minha trajetória de formação, em particular, para compreender melhor a ideia de experiência que ele e seu grupo de pesquisa vêm consolidando como um dispositivo para formação de professores”.

Sua pesquisa, em andamento (2016-2019), orientada pela Prof.ª Dr.ª Adair Mendes Nacarato, visa investigar a escrita de si como dispositivo de autoformação acadêmica dos licenciandos em Pedagogia do Centro de Ciências Sociais, Saúde e Tecnologia da Universidade Federal do Maranhão (CCSST/UFMA), local onde o doutorando trabalha como professor, destacando as marcas da matemática escolar, as resistências e as apropriações ao ensiná-la.