Alunos da USF participam do CONIC-SEMESP

04/12/2019
Alunos da USF participam do CONIC-SEMESP
 Nos dias 29 e 30 de novembro a USF marcou presença na 19ª edição do CONIC – Congresso Nacional de Iniciação Científica, promovido pelo SEMESP (Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo). Com o tema “A PESQUISA DE MÃOS DADAS COM OS DIREITOS HUMANOS”, o maior congresso de iniciação científica do País contou com a participação de alunos da USF que realizam suas pesquisas através do Programa de Iniciação Científica, Tecnológica e de Extensão, coordenado pelo Núcleo de Pesquisa Acadêmica (NPA).

O CONIC é um evento anual que tem como objetivo identificar talentos, estimular a produção de conteúdo científico além de viabilizar na prática os projetos apresentados pelos alunos, por meio do exercício da criatividade e de conhecimentos adquiridos. Para a aluna de Engenharia Química, Glaucia Rodrigues, a participação foi uma oportunidade única. “Foi um privilégio poder participar da 19° edição do CONIC SEMESP, que além do compartilhamento de ideias por meio das pesquisas apresentadas, nos permitiu ouvir Ana Mae Barbosa, pioneira da arte-educação no Brasil, falando sobre as mulheres que influenciaram a arte ao longo da história”, afirmou.

Para Kelvyn Souza Santana, do Curso de Engenharia Elétrica destacou a importância de participar de um evento de relevância nacional. “O CONIC como evento nacionalmente reconhecido, foi importante para divulgação de minha pesquisa, além de desenvolver minhas habilidades interpessoais”. A aluna Dhosane Kelly Fernandes Silva do curso de Arquitetura complementou, "Participar do CONIC foi uma oportunidade incrível de levar minha pesquisa para fora dos muros da Universidade São Francisco e de fazer com que mais pessoas possam conhecer o trabalho que estamos desenvolvendo". Acompanharam os alunos os professores Iara Tescarollo e André Beati que destacaram sobre a importância da iniciação científica em representar um estímulo ao engajamento dos estudantes na pesquisa, o que contribui para a formação de profissionais cada vez mais qualificados para o mercado de trabalho e para o desenvolvimento da ciência.
Confira os trabalhos apresentados