Docente do Programa em Ciências da Saúde da USF ministra palestra no principal congresso de ciência esportiva do mundo

05/09/2022

O docente e pesquisador do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências da Saúde da Universidade São Francisco (USF), Dr Leonardo Henrique Dalcheco Messias, ministrou a palestra “Aerobic and Anaerobic Evaluation on Canoe Slalom: implications for practice and performance” em uma das seções do European College of Sports Sciences, principal congresso na área de ciências do esporte do mundo. A seção, liderada pelo professor James Wakeling da Simon Fraser University (Canadá), ocorreu em Sevilha, na Espanha, no dia 30/08/2022, sendo a primeira na história do congresso destinada a discussão sobre aspectos fisiológicos e biomecânicos da canoagem slalom.

De forma remota, o professor Leonardo apresentou dois de seus estudos publicados em periódicos internacionais, os quais propõem testes fisiológicos para mensuração de parâmetros aeróbios e anaeróbios de canoístas slalom. O convite ao docente do Programa ocorreu em função das suas importantes contribuições científicas na modalidade. Ao todo, são 10 artigos publicados entre 2015 e 2022 em revistas internacionais com alto fator de impacto, sendo dois oriundos de uma parceria internacional com o professor Vitor Bielik, da Comennius University (Eslováquia). Todos esses estudos contribuíram para aprimoramento do desempenho esportivo de canoístas de alto rendimento, incluindo atletas das seleções brasileira e eslovaca da modalidade.

Além do Dr Leonardo, a Dra Fúvia de Barros Manchado-Gobatto (UNICAMP) e os doutores Claudio Alexandre Gobatto (UNICAMP), Homero Gustavo Ferrari (FIEL), Filipe Antônio de Barros Sousa (UFAL), além do Dr Ivan Gustavo Masseli dos Reis, também docente do PPG em Ciências da Saúde da USF, atuaram nos projetos destinados a canoagem slalom, sendo o grupo reconhecido como maior gerador de frutos científicos sobre esse esporte no mundo.