Professor do PPG Ciências da Saúde apresenta trabalho em Universidade da Suécia

18/10/2022
Professor do PPG Ciências da Saúde apresenta trabalho em Universidade da Suécia

O professor Thiago Rojas Converso, do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências da Saúde da USF, participou, no dia 4 de outubro, do Evento Científico “Infection medicine retreat” da Universidade de Lund, na Suécia, envolvendo profissionais de diversas áreas relacionadas à microbiologia, imunologia e doenças infecciosas da Universidade.

Durante a sua palestra intitulada “Importance of polyamine transporters on biofilm formation”, o professor apresentou dados de sua pesquisa, desenvolvida na USF, sobre a formação de biofilmes por bactérias de interesse clínico. A pesquisa conta com resultados obtidos por alunos de mestrado do programa de pós-graduação e de alunos de iniciação científica dos cursos de biomedicina e odontologia.

O biofilme é uma estrutura de proteção formada por algumas bactérias, que o utilizam como uma forma de proteção contra o ataque do sistema imunológico e contra compostos antimicrobianos, além de servir como forma de propagação dessas bactérias, uma vez que o biofilme é formado em instrumentos médicos, como cateteres, ou mesmo no corpo humano, como na orofaringe.

Algumas bactérias que formam biofilme e são estudadas na USF são: Streptococcus pneumoniae, Klebsiella pneumoniae e Streptococcus mutans, que causam doenças como pneumonia, meningite, infecções urinárias, cárie entre outras. Assim, a importância deste estudo é a possibilidade de ajudar na identificação de novos alvos terapêuticos, candidatos vacinais e prevenir a transmissão, evitando novos casos de infecção.

O Prof. Thiago atualmente realiza estágio de pós-doutoramento no departamento de medicina translacional da Universidade de Lund, onde está desenvolvendo uma pesquisa focada na identificação de candidatos vacinais contra bactérias resistentes a antibióticos em um projeto de parceria internacional com fomento aprovado pelo CNPq e pelo Conselho de Pesquisa da Suécia e com o apoio da USF.