Aluna do PPG em Psicologia da USF oferece curso de introdução ao programa R

02/05/2023
Aluna do PPG em Psicologia da USF oferece curso de introdução ao programa R

No dia 31 de março de 2023, a convite das representantes discentes do programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia (PPGSS) da Universidade São Francisco (USF), a aluna de doutorado Maynara Priscila Pereira da Silva, ministrou uma oficina sobre a ferramenta R para os demais alunos do programa. A proposta surgiu com base nos relatos e experiências dos alunos, que usam, quase diariamente, a linguagem R em suas disciplinas e pesquisas.

De acordo com Maynara, a experiência com R foi desenvolvida ao longo do mestrado, ao sentir que precisava criar uma independência e autonomia em relação às análises, e permanece durante o doutorado. A aluna afirma que a utilização da linguagem R não é tão complexa quanto o imaginado pelos alunos. Durante a oficina, a aluna apresentou códigos para realização de alguns análises consideradas importantes para o desenvolvimento de pesquisas quantitativas, como correlação, análise fatorial exploratória, análise fatorial confirmatória, precisão e análise de rede. Ressalta-se que a oficina foi gravada e pode ser assistida a qualquer momento pelo link: Clique aqui!.
Maynara é psicóloga pela Universidade Paulista, mestre e doutoranda pela Universidade São Francisco, membro do grupo de pesquisa Núcleo de Estudos e Pesquisa em Psicologia do Esporte e do Exercício Físico (NuEPPE), e desenvolve estudos nas áreas de psicologia do esporte, psicologia positiva, psicometria e vieses de resposta (mais informações).