Oficina de escrita científica reúne alunos de graduação e pós-graduação de psicologia da USF

02/05/2023

Na última quinta-feira, 27 de abril, ocorreu a oficina "Escrita Científica Descomplicada: Uma Oficina Prática", que contou com a participação dos estudantes de Pós-Graduação de Psicologia da Universidade São Francisco (USF).

A oficina teve como objetivo abordar a escrita científica, incluindo estruturação do texto, exposição de dados, conceitos e linguagem. As técnicas foram ministradas pelos psicólogos e doutorandos Amanda Rizzieri Romano, Monique Arantes Guimarães e Nathália Bonugli Caurin, e pelo psicólogo e mestrando Rafael Moreton Alves.

Para Monique: “Foi ótimo participar da primeira oficina voltada para a Iniciação Científica da USF. A interlocução entre graduação e pós-graduação foi rica e nos deu a oportunidade de ajudar e aprender com os estudantes”.

Já Rafael disse que: "Momentos de troca como este propiciam aos estudantes maior rigor em suas trajetórias científicas. Espero poder contribuir novamente em eventos futuros como facilitador do acesso a esse tipo de conhecimento".

Nathália espera: “Poder participar de mais diálogos entre a graduação e a pós-graduação da USF, são momentos ricos para a formação continuada dos profissionais envolvidos”.

E Amanda considera: “Extremamente importante promover espaços de troca entre pós-graduação e graduação. A reflexão sobre como fazer ciência contribui diretamente para a melhoria dos nossos trabalhos e formação profissional".

A iniciativa foi liderada por Laura Bittencourt da Silva, estudante do curso de Psicologia da Universidade São Francisco, que está atualmente no segundo ano do programa de iniciação científica e dando continuidade a uma pesquisa iniciada em 2018.

Laura faz parte do projeto desde sua primeira vigência no Programa de Iniciação Científica - "Iniciação Tecnológica e de Extensão - PICITExt/USF" e teve como objetivo trazer contribuições para o desenvolvimento científico dos participantes da oficina, através da descomplicação da escrita científica e outras contribuições relevantes para o desenvolvimento acadêmico e científico. A oficina teve como base a análise de dados de pesquisas anteriores.

A professora Priscilla Perla T. v Z. Campos, orientadora e também organizadora do evento, e a estudante Yasmin Martins Proença, associada na pesquisa e também organizadora, colaboraram com Laura na organização da oficina.