VI Seminário Internacional da USF discute interdisciplinarmente as relações entre economia, religião e educação

03/05/2023

O Programa de Pós-Graduação Stricto Senso em Educação da Universidade São Francisco (USF) sediou o VI Seminário Interdisciplinar Capitalismo como Religião.

Realizado, uma promoção da Rede de Pesquisa Capitalismo como Religião que articula diferentes grupos de pesquisa registrados no CNPq, bem como pesquisadores independentes, liderados pelos grupos Grupo de pesquisa “Capitalismo como Religião” (UMESP), “Religião e Vida Cotidiana” (UMESP), “Fetichismo e Pensamento Crítico” (USF) e “Religião, Capitalismo e Estética” (PUC-GO).

O evento, na modalidade semi-presencial, realizado no mês de abril, contou com a participação de cerca de 100 pessoas, de diferentes regiões do Brasil e de outros países.

Trata-se de um seminário anual de discussão interdisciplinar, com ênfase nas áreas da economia, ciências sociais, filosofia, teologia e educação. Neste ano, o evento contou com três mesas de debates e uma de apresentação de pesquisas de doutorado neste campo interdisciplinar.

Entre os destaques internacionais, ressaltamos as conferências de Norbert Arntz (ITP - Alemanha), Filipe Maia (Boston University - EUA) e Carlos Angarita (Universidad Javeriana – Colômbia). Entre os destaques nacionais, registra-se a participação de Jung Mo Sung (UMESP), Alberto Moreira (PUC-SP), Lauri Wirth (UMESP e Fernanda Malafatti (UNIMEP – FLOS), além do professor da USF, Allan da Silva Coelho.

Na mesa dos doutorandos, nossa doutoranda Amália Basso apresentou sua pesquisa sobre o reencantamento da educação e, contamos ainda, com a apresentação de Priscila Gonçalves, da UMESP e de Thadeu S. de Souza, do Centre Sèvres, situado em Paris, na França.

A USF empenhou todo apoio para o bom desenvolvimento dos trabalhos acadêmicos e já renova o convite para sediar este encontro quando necessário. Registra-se o agradecimento da equipe organizados à reitoria da USF, ao Diretor do Câmpus Itatiba, Prof. Renato Pezenti, à coordenadora do Núcleo de Pesquisa Acadêmica (NPA), Profª Iara Tescarollo e à coordenadora do PPGE, Profª Ana Paula de Freitas.