Professora e orientanda do Programa de Pós-Graduação da USF participam de Seminário na Itália

Entre os dias 09 e 12 de abril,  ocorreu na Universitá di Torino, na cidade de Torino - Itália, o  IX International Seminar “Vygotskij”: BEYOND INCLUSION TOWARDS TRANSFORMATIVE EDUCATION. A professora Dra. Ana Paula de Freitas e sua orientanda de doutorado Fabiana Maio da Silveira participaram do seminário representando o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade São Francisco (USF).

Trata-se de um importante evento acadêmico, que teve como objetivo reforçar o diálogo entre os campos da teoria e da investigação inspirados nos trabalhos vygotskianos sobre defectologia (estudos sobre deficiência) em relação às práticas educativas e clínicas. Tais estudos são um fio condutor de toda a obra de Vygotsky e merecem uma atenção especial devido à contribuição que trazem para uma compreensão mais profunda de toda a sua teoria.

A professora Ana Paula de Freitas atuou no seminário como membro do Comitê Científico e com apresentações de suas pesquisas: 1. The problem of age in children with intellectual Disabilities e 2. Schooling of students with disabilities and teaching relationships in the light of Historical-Cultural Theory.

A doutoranda Fabiana Maio da Silveira apresentou seu estudo, ainda em andamento: The schooling process of a deafblind adolescent: social situation of development and environment

Foram fecundos momentos para discussão das pesquisas e partilha de conhecimento entre pesquisadores nacionais e internacionais.