Entre os dias 28 e 30 de abril , o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (PPGSS) em Educação da Universidade São Francisco (USF), em parceria com a Faculdade de Educação da Unicamp, recepcionou o I Seminário Internacional de Pesquisa sobre Desenvolvimento Humano em Vigotski, organizado pela Rede Interinstitucional de Pesquisadores de Desenvolvimento Humano, Educação e Educação Especial em Vigotski (REPEDE) - coordenada pelas professoras Ana Paula de Freitas (USF) e Daniele Nunes Henrique Silva (UNB). O evento contou com a participação de professores de diferentes instituições de ensino e pesquisa brasileiras. O professor Daniel Novaes (USF) e a professora Lavínia Magiolino (Unicamp), pesquisadores da REPEDE, também participaram da organização do evento.
Nos dias 28 e 29 de abril, o Seminário ocorreu no Câmpus Itatiba e no dia 30, na Faculdade de Educação da Unicamp, com conferências e mesas-redondas sobre a temática da Educação e Desenvolvimento Humano a partir do referencial teórico Histórico-Cultural, que tem em Vigotski (1896-1934) seu principal representante.
Na mesa de abertura, a presença da Profa. Dra. Adair Mendes Nacarato, coordenadora do PPGSS em Educação, representou a Universidade São Francisco.
A Conferência de abertura contou com a contribuição do prof. Dr. Luciano Mecacci (University of Florence) e abordou a temática Vigotski. As desventuras de sua herança: da 'infância difícil' ao dilema normal-patológico. Durante o Seminário tivemos ainda mais três conferências: o prof. Dr. Jairo Werner (Universidade Federal Fluminense) abordou o tema Educação, Saúde e Desenvolvimento Humano: contribuições de Vigotski para compreensão das condições psicopatológicas; a profa. Dra. Irène Leopoldolff Martin (Genebra University) proferiu a palestra “Os desafios de traduzir Vigotski” e a profa. Dra. Daniele Nunes Henrique Silva (UNB) nos brindou com a conferência “Um olhar sobre os estudos defectológicos de Vigotski” como forma de compreender o desenvolvimento humano. No encerramento, tivemos a conferência do Prof Dr. Bernard Schneuwly (Genebra University) que proferiu a palestra “O pensamento por conceitos: os seus efeitos na relação entre pensamento e imaginação, na relação entre intelecto e afeto, na experiência estética”.
A programação contou ainda com as seguintes mesas-redondas:
1)Contribuições de Vigotski para o campo da Psicologia e da Educação, com a participação da Profa. Dra. Louise Bottcher (AARHUS-Dinamarca), da profa. Dra. Ana Paula de Freitas (USF), profa. Dra. Lavínia Magiolino (FE-Unicamp) e Profa. Dra. Flávia Fazion (UFPR);
2) Deficiência, Desenvolvimento Humano e Cultura, com a presença das professoras Dra. Marina Teixeira Mendes de Souza Costa (UNB); Dra. Maria Cecília Rafael de Góes (Unicamp), Dra. Cristina Lacerda (UFSCAR), Dra. Christianne Thatiana Ramos de Souza (UFPA) e Profa. Jackeline C. Pinheiro (UFSC);
3) Arte, Imaginação e Desenvolvimento Humano, com a presença dos professores Dra. Luciane Schlindwein (UFSC); Dr. Fabricio Dias de Abreu (UNB); Dr. Daniel Novaes (USF) e Dra. Lilian Cristine Ribeiro Nascimento FE/UNICAMP
4) Políticas Educacionais na Perspectiva Inclusiva: os que os escritos de Vigotski têm a nos dizer sobre isso?, com a participação das professoras Dra. Mônica Kassar (UFMS), Dra. Flávia Faissal de Souza (UERJ), Dra. Anna Maria Lunardi Padilha (IPHEM) e Profa. Dra. Débora Dainez (UFSCar)
Os participantes do Seminário tiveram a oportunidade de assistir o Documentário “Aos olhos da rua”, que propõe uma sensível e potente reflexão sobre a vida nas ruas, o olhar sobre a infância em situação de vulnerabilidade, e as questões sociais que atravessam o desenvolvimento humano em contextos de exclusão, com a mediação do Prof. Dr. Clayton Messias, egresso do PPGSS em Educação da USF.
Durante três dias, discentes, egressos e professores da USF e de outras instituições de ensino e pesquisa tiveram a oportunidade de conhecer, refletir e debater sobre a obra de Vigotski e sua repercussão no cenário nacional e internacional e seu papel para a área da Educação, na interface com a Educação Especial e Psicologia Educacional e do Desenvolvimento Humano.