handtalk

Notícias

Compartilhe:
link copiado
< Voltar

Exposição “Céu de Brasília | Traço do Arquiteto” é inaugurada em Itatiba

07/05/2025
Compartilhe:
Exposição “Céu de Brasília | Traço do Arquiteto” é inaugurada em Itatiba

No dia 5 de maio, a partir das 19h, teve início a cerimônia de abertura da segunda fase da exposição fotográfica itinerante “Céu de Brasília | Traço do Arquiteto”, no município de Itatiba.

Depois de permanecer durante o mês de abril em Bragança Paulista, a mostra chega à cidade de Itatiba, sendo instalada no Palácio 1º de Novembro, sede da Câmara Municipal de Vereadores.

A abertura oficial do evento foi conduzida pelo Dr. Richard de Almeida Oliveira, secretário jurídico da Câmara. Em seguida, o Prof. Renato Adriano Pezenti, diretor do Câmpus Itatiba, deu as boas-vindas aos presentes em nome da Reitoria da Universidade São Francisco (USF). Na sequência, o Prof. Paulo Eduardo Borzani Gonçalves, coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo da USF, destacou a celebração dos 25 anos do curso e a importância de aproximar a produção acadêmica da comunidade local.

Também fizeram uso da palavra o Prof. Marcelo Fernandes Piovani, docente do curso e guia das viagens exploratórias realizadas com os estudantes, e a Profª. Daisy Machado, coordenadora do Núcleo de Extensão Universitária, que ressaltaram o papel das atividades extensionistas na formação dos alunos e o valor do olhar técnico dos futuros profissionais de Arquitetura e Urbanismo na produção das fotografias que compõem a exposição.

Na etapa de Itatiba, a estudante Christiane Natale Bisoni Vieira de Campos foi homenageada por ter conquistado o 1º lugar na categoria Técnica no concurso de fotografias que deu origem à exposição.

O evento contou ainda com a presença da Profª. Iara Lúcia Tescarollo, coordenadora do Núcleo de Pesquisa Acadêmica (NPA) e do Núcleo de Pós-Graduação Stricto Sensu da USF, além dos docentes integrantes da Equipe de Produção da Exposição: Profª. Elisabete Barbosa Castanheira, Prof. Dennis Flores de Souza e Prof. Leandro Bueno. Também estiveram presentes o Presidente do Conselho de Defesa do Patrimônio de Itatiba, Ocimar João Rabechi, e o representante do Arquivo Público Municipal, Paulo Henrique Degani.

Estudantes de diferentes etapas do curso e de vários câmpus da USF prestigiaram a abertura, que também contou com a presença de amigos, familiares e membros da comunidade itatibense.

A exposição permanece em cartaz na Câmara Municipal de Itatiba até o dia 30 de maio. No mês de agosto, encerra sua jornada no município de Campinas, na Estação Cultura, onde ficará por um mês e meio.