handtalk

Notícias

Compartilhe:
link copiado
< Voltar

Viagem de Formação e Pesquisa In Locus sobre a abordagem de Reggio Emília para Educação da criança na primeira infância

16/05/2025
Compartilhe:
Viagem de Formação e Pesquisa In Locus sobre a abordagem de Reggio Emília para Educação da criança na primeira infância

Nos dias 5 a 9 de maio, a estudante do doutorado Francine Alves dos Reis, bolsista Capes, e sua orientadora, professora Sônia Aparecida Siquelli, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGSS) da Universidade São Francisco (USF), viajaram para o Centro Internacional Loris Malaguzzi e Universidade de Módena, Província Reggiana, na cidade de Reggio Emilia, Itália, para duas atividades de pesquisa, material de pesquisa para a tese de doutorado, que se encontra em andamento.

A pesquisa de campo teve dois momentos, o primeiro uma investigação nas Documentações Pedagógicas, que caracterizam esta abordagem, e uma entrevista realizada com o Atelierista de Música Filippo Chieli, do Centro Internacional Loris Malaguzzi. A entrevista foi realizada a partir da temática da linguagem da música na cultura do ateliê, na perspectiva do pensamento de Loris Malaguzzi, criador da abordagem de educação de Reggio Emilia.

Paralelo a estas atividades de pesquisa, a doutoranda Francine participou do grupo de aprofundamento em estudos sobre as cem linguagens da criança, num ciclo de conferências, visitas a escolas e prática de projetação em ateliês de diferentes linguagens (linguagem do papel, da fotografia, da argila, do desenho). Esta atividade de pesquisa recebeu ajuda de custo do Programa de Suporte à Pós-Graduação (PROSUP/CAPES) e apoio da USF.