O Curso de Medicina da Universidade São Francisco (USF) teve trabalhos premiados durante o 73º Congresso Brasileiro de Coloproctologia, realizado no início de setembro, na cidade de São Paulo. Sob a orientação dos docentes Prof. Dr. José Aires Pereira e Prof. Dr. Carlos Augusto Real Martinez, os estudantes participaram do programa de Iniciação Científica da USF e apresentaram pesquisas de destaque que receberam reconhecimento entre os melhores trabalhos do congresso.
Na categoria Pôster, o trabalho intitulado “Avaliação do conteúdo de E-caderina e B-catenina na mucosa cólica sem trânsito intestinal submetida a clisteres contendo sucralfato e N-acetilcisteína isolados ou associados” conquistou o 1º lugar. A pesquisa foi desenvolvida por Poliana Pacciulli Pereira, Mateus Magami Yoshitani, Mariana de Almeida Patiño, Giulia Izzo Jorge, Airon dos Santos Batista e Sâmia Caled Kadri, sob supervisão dos docentes.
Ainda na mesma categoria, o trabalho “Avaliação do conteúdo de colagenase na mucosa cólica sem trânsito intestinal submetida a enemas contendo sucralfato e N-acetilcisteína isolados ou associados” obteve o 3º lugar. A pesquisa foi conduzida por Gabriela Tiemi Teramoto, Mariana de Almeida Patiño, Mateus Magami Yoshitani, Julia Figueiredo Baertachini e Camila Guimarães Costa Gonçalves, também sob orientação dos docentes.
Já na categoria Tema Oral Selecionado, a aluna Camila Guimarães Costa Gonçalves apresentou, na plenária de Temas Livres, o trabalho “Avaliação do conteúdo de colágeno na mucosa cólica sem trânsito intestinal submetida a enemas contendo sucralfato e N-acetilcisteína isolados ou associados”. Esta apresentação integrou a sessão reservada aos cinco melhores trabalhos do congresso na modalidade. O estudo contou ainda com a colaboração de Poliana Pacciulli Pereira, Giulia Izzo Jorge, Julia Figueiredo Baertachini e Sâmia Caled Kadri.
A USF e a Coordenação do curso de Medicina parabenizam seus docentes, discentes e egressos pela dedicação à pesquisa científica e pela conquista em um dos mais importantes congressos da área médica no país.