Notícias

Compartilhe:
link copiado
< Voltar

Docente e alunos do PPG Ciências da Saúde USF recebem prêmio da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular

15/06/2026
Compartilhe:
Docente e alunos do PPG Ciências da Saúde USF recebem prêmio da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular

Em maio ocorreu o 55th Annual Meeting of the Brazilian Society for Biochemistry and Molecular Biology, um evento internacional promovido anualmente pela Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular (SBBq).

Na Reunião, a equipe da Profa. Juliana Mozer Sciani apresentou 3 trabalhos, sobre a ação de moléculas de animais marinhos na diminuição da morte neuronal e controle do estresse oxidativo em três doenças neurodegenerativas: Alzheimer, Parkinson e Huntington.

Um dos trabalhos recebeu o prêmio de melhor pôster, e apresentou o isolamento e ação de uma molécula de um hidrozoário marinho na ativação da autofagia neuronal, comprometida na doença de Alzheimer. "O sistema de autofagia é como se fosse a lixeira da célula, que remove compostos tóxicos, como as placas amiloides, causadoras da doença de Alzheimer. Vimos que com a restauração desse sistema, o número de placas amiloides diminuiu nos neurônios, melhorando a neurodegeneração, comenta a Profa. Juliana.

Esse trabalho é a dissertação de mestrado da aluna Bruna Rojas Fróes, do Programa de Pós Graduação em Ciências da Saúde (PPGSSCS).

"O objetivo do Prêmio é destacar os aspectos relevantes e qualidade do trabalho científico e incentivar alunos de pós graduação, iniciação científica e pesquisadores que participam da Reunião Anual da SBBq a contribuírem de forma relevante para o desenvolvimento da pesquisa científica no país." comenta a organização do evento. 

Galeria de fotos