Sistema de Biblioteca da USF faz programação especial para homenagear o Centenário de Vinícius de Moraes

01/10/2013
A USF (Universidade São Francisco) em parceria com o Sistema de Biblioteca da Instituição irá promover nos dias 07, 11 e 18 de outubro, uma programação em homenagem ao Centenário de Vinícius de Moraes, nas Bibliotecas dos quatro campi: Bragança Paulista, Campinas, Itatiba e São Paulo.

Neste ano de 2013, comemora-se o centenário de nascimento do poeta, escritor, compositor e jornalista, mas as homenagens começaram no Carnaval, quando a escola de samba União da Ilha resolveu adotar como enredo o tema: “Centenário de Vinicius de Moraes”.

Marcus Vinicius da Cruz Mello Moraes, ou simplesmente Vinicius de Moraes, nasceu em 19 de outubro de 1913, no Rio de Janeiro. Formou-se na Faculdade de Direito do Catete em 1933 e também foi estudar Literatura Inglesa na Universidade de Oxford, porém não conseguiu se formar em razão da Segunda Guerra Mundial. Casou-se nove vezes, porque gostava muito da sensação de estar apaixonado e sempre que esse sentimento acabava, ele decidia acabar com o casamento. Dentre suas obras teatrais, a mais conhecida é “Orfeu da Conceição”. Também compôs muitas músicas, por exemplo, “A rosa de Hiroxima”, “Eu sei que vou te amar” e “Garota de Ipanema”. Esta última foi criada para Helô Pinheiro, que tinha 15 anos na época e sempre passava em frente ao bar onde Vinicius e Tom Jobim costumavam passar o tempo.

Programação:

07 de Outubro– Segunda-Feira

• Apresentação do Projeto “Se todos fossem iguais a você”
• Painel – Logo do Centenário de Vinícius de Moraes
• Fotos de sua trajetória
• Obras (registro de suas músicas/poesias/prosa/teatro/cinema)
• Você sabia? (Perguntas e respostas sobre a vida e obra do autor)
• Sorteio (Painel para respostas “Por que Vinícius de Moraes merece ser homenageado?”).

07, 11 e 18 de Outubro

• Fundo musical nos dias 07, 11 e 18 de Outubro.
• Cine pipoca – Documentário completo - 30 minutos cada, nos dias 07, 11 e 18 (Espaço Cultural).
Sessões:
Manhã-09h45min até 10h15min.
Tarde-15h45min até ás 16h15min.
Noite-20h55min até 21h25min.

18/ de Outubro- Sexta-Feira