Primeiro Festival Gastronômico da USF reuniu chefs e críticos da gastronomia

02/12/2013
Primeiro Festival Gastronômico da USF reuniu chefs e críticos da gastronomia
 O Curso de Gastronomia da Universidade São Francisco (USF) promoveu, no dia 28 de novembro, das 18h45 às 22h30, o 1º Festival Gastronômico com o tema: “Brasil e os países imigratórios” no Campus Campinas – Unidade Cambuí.

O evento foi organizado pelos formandos da 1ª turma de Tecnologia em Gastronomia da USF, como Projeto de Conclusão de Curso. Na ocasião, o desafio para os novos gastrônomos foi oferecer um jantar temático a um grupo de convidados do segmento gastronômico.

O 1º Festival Gastronômico contou com chefs experientes para compor o júri técnico: André Bearzotti, Chef do restaurante Casa de Maria e Gallo Nero Ristorante; Daniel Valay, responsável pela cozinha do hotel Royal Palm Plaza; André Castro, do D`olivino Restaurante & Empório de São Paulo; Simon Girard, Chef Proprietário do Restaurante Bouquet Garni em Sousas; e Carlos Américo, proprietário do Joe & Leos Campinas e Diretor do Convention Bureau. Críticos gastronômicos e jornalistas do ramo também estiveram presentes para avaliar os formandos.

“A participação de um corpo de jurados formados por profissionais da área e jornalistas especializados em crítica gastronômica contribuiu para que os alunos sentissem a verdadeira pressão de ser um gastrônomo formado”, comentou Andréia Pimentel, coordenadora do curso de Tecnologia em Gastronomia da USF.

O jantar, que foi inspirado no tema “Países Imigratórios - Brasil, Itália, Portugal e Japão", foi servido para trinta e cinco pessoas, com entrada, prato principal, sobremesa e harmonizado com cerveja. “Os alunos tiveram que adequar o cardápio ao orçamento de R$30,00 por pessoa, sem contar a bebida. Um desafio, principalmente, para quem está iniciando”, salientou Andréia.

“Inciativas como essas são excelentes para a troca de experiências entre quem está começando e nós que temos anos de estrada. O festival foi uma grande conquista para a cidade de Campinas, que conta com uma instituição capacitada na área da gastronomia”, comentou o Chef André Castro.
Além do preparo dos alimentos, também coube aos estudantes realizar o planejamento financeiro, a busca por parceiros e a decoração do festival. Divididos em três equipes: “cozinha", "salão" e "comercial", os mesmos foram avaliados pela recepção, serviço, postura e cardápio.

Para o formando Felipi Carneiro, os testes feitos antes da grande noite foram essenciais para garantir a harmonia. “O maior desafio foi o entrosamento. Fizemos testes, mas na hora tudo é diferente. Fiquei feliz que toda a equipe, cozinha, atendimento e recepção trabalhou de forma sincronizada e complementar”, comemorou.

O evento contou também com a presença do reitor da USF, Professor Hector Edmundo Huanay Escobar e com a Diretora do Campus Campinas, Professora Luciana Parada, a qual pontuou que a proposta de conclusão de curso foi ousada e não usou apenas de conhecimentos culinários, e sim, da união e do perfil empreendedor de cada aluno: “Considero este um dos maiores aprendizados, pois levarão para as suas vidas a humildade de saberem negociar suas próprias opiniões e principalmente respeitar as diferenças que, inevitavelmente, irão encontrar neste universo da gastronomia”, afirma a Professora.

“O Festival foi um sucesso! Trazer um grupo de grandes Chefs brasileiros e estrangeiros, além de jornalistas de importantes veículos especializados do setor, para avaliar o trabalho dos formandos deu o toque final de qualidade ao curso e, assim, nossos alunos conseguiram demonstrar que estão aptos para iniciar a carreira profissional como gastrônomos”, finaliza Professor Hector.