Alunos da USF desenvolveram uma casa sustentável com baixo custo e alta aplicabilidade

11/11/2013
Pesquisas apontam que a participação da indústria da construção civil na economia mundial é de aproximadamente 40%, uma porcentagem considerável em relação a outros setores. Por isso, buscar alterativas ecológicas para reduzir os impactos socioambientais é fundamental. Esse foi justamente o objetivo de um grupo de alunos de Engenharia Ambiental da USF (Universidade São Francisco) Campus Campinas, que desenvolveu uma casa sustentável com materiais de baixo custo e alta aplicabilidade.

“O principal objetivo do projeto Lar Verde Lar é a pesquisa de normas e padrões para viabilizar o uso de materiais alternativos e recicláveis na construção civil”, explicou o professor de Engenharia Ambiental e Sanitária, José Roberto Paolillo, também diretor do Campus Itatiba.

Entre os materiais pesquisados, a telha 100% ecológica produzida com caixas descartadas de leite longa vida foi uma opção dos alunos. A escolha levou em consideração algumas vantagens do material: seu peso é metade (13 kg) do peso do modelo convencional de fibrocimento que é utilizado na maioria das construções; o isolamento térmico é mais eficiente (gera cerca de 50 a 60% menos calor do que as telhas de fibrocimento) e não quebra, dispensando cuidado durante o transporte, manuseio e a estocagem. Além dos pontos técnicos, o reaproveitamento dessas caixas contribui com a redução do impacto ambiental causado pelo descarte das mesmas.

Outro material analisado foi o tijolo ecológico, fabricado com uma mistura prensada de terra, cimento, areia e aditivos, que dispensa a queima em forno à lenha e chega a ser 22% mais barato do que os tijolos convencionais.

Para a aluna Márcia Aparecida Mascarelli, o Lar Verde Lar foi desafiador e gratificante ao mesmo tempo. “Construímos uma maquete completa com demonstrações práticas do que foi estudado, como por exemplo, o funcionamento de um sistema voltado para a captação de água da chuva que abastece chuveiros e torneiras”, enfatizou.

De acordo com o professor Paolillo, a pesquisa foi tão bem sucedida que a intensão é ampliar o projeto e formar uma parceria entre os cursos de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Ambiental da USF para que seja construída uma casa modelo em escala real com dois dormitórios. “O intuito é oferecer para as prefeituras municipais uma alternativa sustentável aos modelos vigentes utilizados na construção de moradias populares. A exigência é que o projeto seja em torno de 30% mais barato e não agrida o meio ambiente”, salientou.

Outros Projetos:

A USF também conta com outros projetos, como o Cuidar Faz Bem, o qual conscientiza a população em relação aos aspectos da saúde e da cidadania.

para saber mais informações sobre o Projeto.