Alunos da USF apresentam projeto na Campus Party

27/01/2016
Alunos da USF apresentam projeto na Campus Party
 A Universidade São Francisco (USF) está, pela segunda vez consecutiva, entre as instituições de ensino superior com projetos selecionados para Campus Party. Na última edição, que reuniu 25 instituições, a USF ganhou o prêmio de melhor projeto acadêmico da feira.

Neste ano, um grupo de alunos dos cursos de Engenharia de Computação e Engenharia Elétrica irá expor, no dia 29 de janeiro, o projeto “Sistema de Economia de Energia em Iluminação” na Campus Future, mostra de projetos acadêmicos de universitários localizada na área de acesso livre da Campus Party.

O projeto dos alunos Jerliano Moraes Dantas de Oliveira, João Carlos da Silva, Lucas Alves Schimit, Victor Roja Tavoni, Fernando Pereira Andrade e William Seppelfeld visa a economia de energia através do aperfeiçoando dos atuais sensores de presença. Diferente dos sensores de presença disponíveis atualmente no mercado, o protótipo criado pelos alunos contabiliza o número de entrada e saída de um determinado espaço. Por meio do dispositivo, a luz é desligada quando o local fica vazio. Para isto, cada área tem dois sensores que detectam o deslocamento do fluxo de pessoas que entram e saem de um espaço. Além disso, a luz pode ser ligada e desligada por botões de toque a critério dos usuários do ambiente.

A ideia de desenvolver o protótipo teve início com o Projeto Integrador, uma iniciativa apoiada pela Pró-reitoria de Ensino, Pesquisa e Extensão e pelas coordenações dos cursos de Engenharia de Computação e Engenharia Elétrica.

Para o aluno Jerliano Moraes Dantas de Oliveira, líder do projeto acadêmico, o ensino oferecido pela USF estimula o pensamento inovador e destaca, nesse sentido, a importância do Projetor Integrador para troca de informações entre os diferentes cursos. “Sou estudante de Engenharia Elétrica e estou iniciando o 8º semestre, mas tenho participado do Projeto Integrador desde o 6º semestre, junto com o pessoal da Engenharia da Computação, pois temos visões diferentes da tecnologia. A Engenharia Elétrica cuida mais de hardwares, enquanto que a Engenharia de Computação cuida mais de softwares. Foi muito interessante esta junção, pois possibilitou criar um projeto de ideia simples e ao mesmo tempo inovador. Sem a iniciativa do Projeto Integrador, talvez, não estivéssemos na Campus Party”, observa Oliveira.

De acordo com os coordenadores do Projeto Integrador, os professores Marcelo Augusto Gonçalves Bardi, Paula Marques Braga e Renato Franco de Camargo, esta oportunidade (participar da Campus Party) permitirá aos alunos selecionados apresentar seu projeto em um ambiente diferenciado, repleto de tecnologia. "Isto significa repensar a educação, transformá-la em atividade extramuros, mostrando que o conhecimento prático desenvolvido na instituição pode, e deve, ser convertido em benefícios para a sociedade", ressalta o professor Marcelo Augusto Gonçalves Bardi.

Além do Sistema de Economia de Energia, a USF teve outros dois projetos pré-selecionados para participar da feira: “Brain PI” dos alunos do curso Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e “Energia Inteligente para Carregar Celulares” dos alunos dos cursos de Engenharia de Computação e Engenharia Elétrica.

Para participar da exposição do projeto ou conferir mais informações, clique aqui.