Professora da USF é eleita para compor comissão de avaliação do MEC

29/03/2016
Professora da USF é eleita para compor comissão de avaliação do MEC
 A Coordenadora do Núcleo de Pesquisa Acadêmica (NPA), professora Claudette Maria Medeiros Vendramini, foi nomeada em fevereiro de 2016, pelo Ministério da Educação (MEC) para compor a Comissão Técnica de Acompanhamento e Avaliação (CTAA). Entre as atividades a serem desenvolvidas pela professora no Ministério está julgar os relatórios das comissões de avaliações in loco nos processos de avaliação institucional externa e de avaliação dos cursos de graduação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), homologar o perfil dos integrantes do Banco de Avaliadores do SINAES – BASis e do Banco de Pares Avaliadores do Sistema de Acreditação Regional de Cursos de Graduação do MERCOSUL-ARCU-SUL entre outras funções.

A professora Claudette desde 1998 trabalha na área de Avaliação da Educação Superior. Em 2004, ingressou no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) /MEC onde foi consultora ad hoc para fins de avaliação do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) e multiplicadora do Programa de Capacitação de Avaliadores do BASis/INEP/MEC. Em 2014 e 2015 foi membro do Grupo de Estudos de Indicadores de Educação Superior (GEIES), da Diretoria de Avaliação da Educação Superior (DAES/INEP/MEC) e membro do Grupo de Trabalho de avaliação dos Questionários do Coordenador e do Estudante do ENADE 2013 - DAES/INEP/MEC.

Para a professora Claudette, a experiência de atuar no MEC é a chance de contribuir para o desenvolvimento educacional do Brasil, assim como da USF. “É gratificante ter o reconhecimento de um órgão governamental do Brasil para um representante de Instituição de Ensino Superior (IES) quanto à competência científico-acadêmica e experiência em avaliação e gestão da educação superior, e assim contribuir com a tomada de decisões referentes ao cumprimento das diretrizes de avaliação da educação superior no país. Assim, contribuímos não somente para a qualidade da educação superior no país quanto para a da própria Universidade São Francisco”, afirmou a docente.