Docentes da USF participam de grupo de trabalho de Aprendizagem Ativa

07/11/2016
Docentes da USF participam de grupo de trabalho de Aprendizagem Ativa
 No 2º semestre de 2016, os docentes dos três campi da Universidade São Francisco (USF) estão participando de atividades para o desenvolvimento da Aprendizagem Ativa no Ensino Superior.

As ações são desenvolvidas com grupos de trabalho, que abordam discussões associadas aos desafios de metodologias ativas, que resultem em aulas dinâmicas, que promovam práticas de ensino-aprendizagem. A proposta é que sejam atendidos tanto docentes que já participaram das capacitações, realizadas no formato de Curso de Extensão, entre os anos 2015 e 2016, como docentes que desejam conhecer este conceito inovador, dispondo-se a planejar uma rotina acadêmica para implantação ainda neste semestre.

Para o professor Marcelo Augusto Gonçalves Bardi, assessor da Pró-Reitoria de Ensino, Pesquisa e Extensão (PROEPE), os grupos de trabalho permitem um atendimento personalizado a cada professor. “Avalio como uma ação diferenciada. O professor se sente mais à vontade para esclarecer dúvidas e gerar melhores resultados em sala de aula”, afirmou o professor.

A USF integra o Consórcio STHEM Brasil, formado por 35 instituições de ensino superior no Brasil. O Consórcio é coordenado pela LASPAU, uma organização americana filiada à Universidade Harvard. O convênio tem como objetivo melhorar a qualidade do ensino superior do país com a adoção de práticas inovadoras de aprendizagem.