Alunos do Curso de Farmácia participam da Mostra de Projetos

04/12/2019
Alunos do Curso de Farmácia participam da Mostra de Projetos
 Nos dias 13 e 22 de novembro, alunos do 8º Curso de Farmácia da Universidade São Francisco (USF) participaram da Mostra de Projetos. Atividade foi desenvolvida durante todo semestre envolvendo o e tema gerador “Qualidade de insumos e produtos farmacêuticos”. O tema foi escolhido com base na importância da qualidade de medicamentos e produtos correlatos para a saúde pública e para os consumidores que esperam que cada lote tenha o mesmo padrão de qualidade, segurança e eficácia. Durante o semestre as equipes tiveram a oportunidade de planejar as atividades, realizar procedimentos práticos, avaliar a qualidade de amostras farmacêuticas, interpretar os resultados, elaborar certificados de análise e tomar decisões. Além do desenvolvimento de habilidades cognitivas a proposta oportunizou o exercício de competências como resolução de problemas, trabalho em equipe, pensamento crítico e criatividade para o enfrentamento dos desafios durante a execução do projeto.

Os estudantes expuseram seus trabalhos em formato de banner, artigo científico e também emitiram um laudo de análise dos produtos, assim como ocorre em situações reais na indústria farmacêutica. Os trabalhos foram avaliados pelos professores Márcio Cardoso, Joaquim Oliveira, Andreia Porcari, Silvia Menin e Ana Veiga. Os alunos também contribuíram com suas autoavaliações. Professora Iara Tescarollo, responsável pela metodologia de projetos do 8° Semestre enfatizou que todos os professores tiveram papel fundamental, acompanhando de perto o trabalho de cada grupo, intervindo quando necessário, como mediadores, de modo a levar o grupo a encontrar o melhor caminho para resolver problemas. Professora Michelle Polli, Coordenadora do Curso, destacou sobre a importância que este trabalho tem na formação dos futuros farmacêuticos. Para os alunos Jonas Domingues, Guilherme Giamboni, Gabriela Gerônimo e Cristina Zampolli, “além do aprendizado, o trabalho despertou algo muito importante entre os participantes da equipe, a compreensão, a união e comprometimento, a pesquisa e a busca de informações proporcionaram um contato maior com a área profissional e isso foi ótimo para a nossa formação”.