Docentes do Programa de Stricto Sensu em Ciências da Saúde são selecionados pelo Programa SPRINT da FAPESP

27/02/2020
Pesquisadores do Programa de Stricto Sensu em Ciências da Saúde da Universidade São Francisco (USF) foram contemplados pelo Programa São Paulo Researchers in International Collaboration (SPRINT), promovido pela FAPESP.

O SPRINT tem como objetivo promover o engajamento de pesquisadores vinculados a instituições de ensino superior e pesquisa no Estado de São Paulo com pesquisadores parceiros no exterior para avançarem qualitativamente nos projetos de pesquisa em andamento.

A Projeto da USF intitulado "Vasohibin Aptamer (VASH-aptamer): A Potential Theranostic Agent in Colorectal Cancer", é de responsabilidade das professoras Denise Gonçalves Priolli e Thalita Rocha, ambas docentes do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências da Saúde da Universidade São Francisco, com participação do aluno de Iniciação Científica, bolsista FAPESP, Maycon Giovani Santana.

O projeto pretende o desenvolvimento de uma nova forma de profilaxia do câncer colorretal por meio de desenvolvimento de moléculas conjugada a aptâmeros, ou seja, oligonucleotídeos ou peptídeos que se ligam à moléculas-alvo específicas, no caso, a Vasoibina, envolvida na neoangiogênese dos tumores colorretais.

Para a coordenadora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências da Saúde da USF, professora Patrícia de Oliveira Carvalho, o SPRINT contribui para o plano institucional de internacionalização visando a mobilidade docente/discente. “Programas como esse propiciam condições para o aprimoramento de conhecimentos e a troca de experiências buscando o desenvolvimento da pesquisa nacional”, afirmou a professora Patrícia.

A Seleção é feita por mérito. As propostas foram pré-qualificadas e analisadas por meio de processo competitivo que avaliou o mérito e a relevância da proposta, a relação com o projeto vigente apoiado pela FAPESP, o potencial para alavancar novas oportunidades de financiamento e os objetivos da instituição parceira. A USF já foi selecionada em outras edições.

É a primeira vez que a Carleton University, de Ontário, no Canadá, aceita uma proposta de Instituição não pública brasileira desde que iniciou sua participação no Programa SPRINT, em 2016. Para a chamada 3/2019 foram três projetos selecionados, o da USF, e dois projetos da USP, demostrando a credibilidade que goza o Programa de Pós-Graduação da USF e a seriedade, comprometimento, maturidade e competência das pesquisadoras envolvidas, que demonstram seu mérito em nível internacional. “A cooperação internacional representa oportunidades para parceiros, sobretudo para as alianças estratégicas entre Instituições, para a melhoria não apenas na qualidade da Pesquisa, mas com extensão à formação humana”, comentou a professora Denise Priolli sobre o programa.