Ex-estudante do stricto sensu em Ciências da Saúde da USF atua no exterior no enfrentamento da COVID-19

27/04/2020
 A busca por vacinas contra a COVID-19 agora conta com uma aliada muito especial: A Dra Greiciely Oliveira Andre, aluna egressa do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Universidade São Francisco (USF). Greiciely realizou seu doutorado na área desenvolvimento de vacinas contra doenças pneumocócicas, sob orientação da Profa Dra. Michelle Darrieux.

Durante o doutorado, a estudante foi contemplada com uma bolsa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES - PDSE) para realização de um estágio na University of South Austrália, em Adelaide. Lá, teve a oportunidade de trabalhar com renomados pesquisadores na área de vacinologia, e se aperfeiçoou em técnicas de ponta para avaliação de candidatos vacinais. Após defender seu doutorado na USF em 2017, Greiciely retornou à Austrália, onde foi contratada como pesquisadora na empresa Vaxine – especializada no desenvolvimento de novas vacinas e adjuvantes.

No último dia 27, a empresa anunciou que está recrutando voluntários para testes clínicos com sua nova formulação vacinal contra a COVID-19, doença causada pelo vírus SARS-CoV2. A vacina é baseada em fragmentos da proteína Spike – utilizada pelo vírus para reconhecer e invadir as nossas células – e foi desenhada utilizando inteligência artificial, com a finalidade de produzir uma vacina segura e capaz de proteger contra a COVID-19. Sucesso, Greiciely!

O trabalho de Greiciely também gerou publicações científicas de impacto internacional frutos dos trabalhos realizados na USF, que contribuíram para o avanço nas pesquisas sobre novas vacinas.

Quer saber mais sobre nosso programa de Pós-Graduação e suas ações de internacionalização? Saiba mais.