Estudante e pesquisadores da USF do Programa Stricto Sensu em Ciências da Saúde são destaque em premiação

14/07/2020
 O estudante de iniciação científica e pesquisadores do Programa Stricto Sensu em Ciências da Saúde da Universidade São Francisco (USF) foram contemplados com o 2° Lugar no Prêmio Mérito Acadêmico da Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas (SMCC) 2020 com o trabalho intitulado “The single nucleotide variant n.60G>C in the microRNA-146a associated with susceptibility to drug-resistant epilepsy”, recentemente publicado na revista Epilespy Research, v. 162, p. 106305, 2020.

O projeto "Identificação e Caracterização de variantes Gênicas de Base Única no microRNA-146a em pacientes com epilepsia farmacologicamente resistentes”, é de responsabilidade da professora Manoela Marques Ortega, docente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências da Saúde da Universidade São Francisco, com participação dos alunos de Iniciação Científica, bolsistas Capes e Fapesp, Matheus Negri Boschiero e Bruno Camporeze. O projeto contou com a participação de alunos de mestrado, doutorado e pós-doutoramento do programa, Gabriel Alves Bonafé, Leandro o Borsari da Costa, Jéssica Silva dos Santos e Prof. Dr. Paulo Henrique Pires de Aguiar. Ainda, o projeto teve a participação de outro professor do Programa, Prof. Dr. Fernando Augusto Lima Marson e um colaborador internacional Prof. Dr. D. Van Roost, Department of Neurosurgery, Ghent University Hospital, Bélgica.

O projeto teve início em 2019, quando o aluno Matheus Negri Boschiero contemplou a Menção Honrosa pelo trabalho intitulado “Identificação de uma Variante Gênica de Base Única no MIR146a e Suscetibilidade a Epilepsia”, no XXV Encontro de Iniciação Científica da USF. O aluno resolveu fazer um segundo ano de iniciação científica, tendo avaliado uma segunda variante no microRNA-146 nos mesmo pacientes incluídos no seu primeiro ano de IC.