20/09/2021

USF realiza curso de extensão Produção Cosmética

A Universidade São Francisco ofereceu, nos meses de agosto e setembro, o curso de extensão “Produção Cosmética: Creme Hidratante”, ministrado pelos professores do Grupo de Pesquisa em Meio Ambiente e Sustentabilidade (GPMAS) da USF.

O curso teve como tema todo o percurso necessário para a produção de um creme hidratante. Foram abordadas as legislações para iniciar a produção do produto, boas práticas de fabricação, destinação, cosmetotoxicologia e tecnologias utilizadas. Os participantes também tiveram oportunidade para discutir sobre a ação dos hidratantes na pele, matérias-primas utilizadas na produção de cremes e ainda o emprego de ativos com base na nanotecnologia.

O curso foi totalmente moldado com o emprego de estratégias dinâmicas de ensino, vídeos, textos, estudos de caso e aprendizagem baseada em projetos. Foram desenvolvidos fluxogramas de processo com aplicação de ferramentas de gestão, além da possibilidade de testar adequação da fórmula em uma aula experimental presencial. Com base nos levantamentos obtidos na aula prática, os participantes realizaram os ajustes, os cálculos do custo de produção e fizeram a estimativa do preço do produto final para a sua venda. Posteriormente, como encerramento do curso, apresentaram os seus ótimos projetos com a participação dos docentes.  A ferramenta Padlet com o tema “Relatos sobre o curso de extensão – Produção cosmética – creme hidratante”, permitiu a socialização dos resultados.  Disponível em: https://padlet.com/lairaoliveira/znj8eydih6f2fwrw.

Galeria de fotos

$image.titulo $image.titulo $image.titulo $image.titulo $image.titulo $image.titulo $image.titulo $image.titulo $image.titulo $image.titulo