Alunos e professores do PPG em Ciências da Saúde, dos cursos de Medicina e Enfermagem da USF recebem prêmio

10/12/2021

O grupo de pesquisa liderado pela Prof. Dra. Denise Gonçalves Priolli recebeu o Prêmio Prof. Fidel Ruiz Moreno de melhor pesquisa experimental pelo trabalho “Potencial das Vasoibinas como marcadores biológicos na carcinogênese do Câncer Colorretal”, no 69º Congresso Brasileiro e 27º Congresso Latinomericano de Coloproctologia. Este trabalho, desenvolvido em colaboração com o Prof. Dr. José Aires Pereira, buscou avaliar a biologia do câncer colorretal para entender a evolução do câncer, determinando biomarcadores ou alvos terapêuticos para a doença. “Essa conquista aumenta a visibilidade da USF e seus alunos em um cenário nacional e internacional, corroborando para a divulgação dos trabalhos e nos estimulando a desenvolver uma pesquisa de excelência", comenta o aluno Leonardo Francisco Maciel.

Outro projeto da Prof. Denise, “Disbiose Intestinal em modelo experimental de colite induzida por ácido acético” ganhou Menção Honrosa no 34º Congresso Brasileiro de Cirurgia-CBC e 24º Congresso Latinoamericano de Cirurgia- FELAC, em colaboração com a Prof. Dra. Raquel Girardello, também do PPG em Ciências da Saúde. O estudo objetivou simular o comportamento da microbiota intestinal em portadores de Doença Inflamatória Intestinal, uma doença crônica estigmatizada pela sociedade. “Compreender a importância da microbiota intestinal traz conhecimentos sobre a patogênese da doença e ajuda a divulgar a manutenção de uma alimentação saudável como adjuvante à terapia, que facilita a remissão da doença por períodos prolongados e, consequentemente melhor qualidade de vida”, esclarece a aluna Maria Julia Pereira Ferreira. Os trabalhos foram desenvolvidos pelo grupo, que tem a participação do doutorando Daniel Castilho da Silva e os alunos Giulia Carli Mendes, Guilherme Di Camillo Orfali, Jessica Kaoru Yamamoto Palma, Maycon Giovani Santana, Leonardo Francisco Maciel, Lívia Maria Ferreira da Silva, Luísa Forti Bueno, Maria Julia Pereira Ferreira e Rafael Fumachi Bredariol.

Também merece destaque o grupo de pesquisa coordenado pelo Prof. Dr. Carlos Augusto Martinez, o qual foi contemplado com o 3º lugar entre os melhores Temas Livres apresentados durante a XX Semana Brasileira do Aparelho Digestivo-SBAD. O trabalho “Efeitos da terapia biológica com infliximab no conteúdo tecidual de colágeno em segmentos do cólon e reto com e sem trânsito intestinal” contou também com a coordenação do Prof. Dr. José Aires Pereira, sendo totalmente desenvolvido no Laboratório de Investigação Médica (LIM) pela discente do PPG da USF, Bruna Zini de Paula Freitas, e por Antônio José Tibúrcio Alves Júnior, pertencente ao PPG em Ciências da Cirurgia da UNICAMP. O estudo contou ainda com a colaboração dos pós-graduandos Danilo Toshio Kanno e Roberta Laís Mendonça de Mattos, ambos alunos do PPG da USF, e do Professor Fábio Guilherme Campos, do Departamento de Gastroenterologia da Faculdade de Medicina da USP. “Para nós, esse prêmio é mais um reconhecimento da excelência das pesquisas científicas realizadas pelo PPG da USF”, reforça o Prof. Carlos Martinez.

Histórico de Notícias