Parceria USF e universidade colombiana no desenvolvimento de robô

18/02/2022
Parceria USF e universidade colombiana no desenvolvimento de robô

Professores e estudantes de iniciação científica do grupo GPMAS  da USF (Grupo de Pesquisa em Meio Ambiente e Sustentabilidade), desenvolvem pesquisa em  parceria com a Universidad Militar Nueva Granada da Colômbia. A pesquisa tem como objetivo integrar um robô construído pela universidade parceira, com a unidade produtora de ozônio acoplada à sonda de monitoramento, em tempo real, e que está sendo desenvolvida na USF.

A importância dessa pesquisa se concentra no fato de que o gás ozônio vem sendo muito empregado como alternativa viável e promissora para o tratamento de muitas doenças, pelo efeito bactericida e virucida, além de promover a desinfecção de superfícies, no entanto, os equipamentos produzidos até o momento controlam a taxa de produção do ozônio, mas não realizam o monitoramento da taxa liberada no meio.

Considerando os benefícios do ozônio, mas também o risco potencial para saúde humana, o equipamento proposto pelos pesquisadores visa, ao mesmo tempo, controlar a taxa de produção e liberação do ozônio a fim de obter maior eficiência e segurança no uso desse gás.   A unidade produtora de ozônio, bem como a sonda para o monitoramento e calibração de todo o sistema, foram projetadas e construídas na USF, pelos pesquisadores Vicente Idalberto B. Sablon (Engenharia Elétrica), Filipe Alves Coelho (Engenharia Química), Roberta Martins da Costa Bianchi (Engenharia Química), Annete S. Faesarella (Engenharia Elétrica), Monica Tais Siqueira D´Amelio Felippe (Engenharia Química) e Renata Lima Moretto (Engenharia Civil). Participam da pesquisa as estudantes do curso de Engenharia Química: Isabela Oliveira da Silva, Cristiane Pereira Martins Gusmão Santos e Livia Bolonini Vargas Ortega e o estudante do curso de Engenharia Elétrica Renan Geraldo Salustiano.

Já o robô e todo o controle para sua movimentação, foram projetados e construídos na Universidad Militar Nueva Granada em Bogotá – Colômbia, pelo grupo de pesquisadores liderado pelo prof. Dr. Ruben Dario Hernández Beleno (Decano da Faculdade de Biomedicina).

Está prevista para o início do próximo ano a vinda da equipe colombiana, liderada pelo prof. Dr. Ruben, para o Brasil a fim de integrar o robô e a unidade produtora de ozônio.

Histórico de Notícias