handtalk

Notícias

Compartilhe:
link copiado
< Voltar

Projeto do PPG em Ciências da Saúde para investigar a ação da melatonina sobre o desempenho físico é aprovado em Edital Universal do CNPq

24/03/2022
Compartilhe:
Projeto do PPG em Ciências da Saúde para investigar a ação da melatonina sobre o desempenho físico é aprovado em Edital Universal do CNPq

O projeto “Metabolômica, Melatonina e Exercício Físico: abordagem integrada para análise da ergogenia e modulações em parâmetros fisiológicos e psicofisiológicos”, foi aprovado no Edital Universal CNPq/MCTI/FNDCT. O estudo conta com diversos pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Universidade São Francisco (USF) e faz parte do rol de projetos desenvolvidos no programa com foco na atividade física, os quais podem receber discentes de graduação e pós-graduação dispostos a participarem de pesquisas com essa temática.

A pesquisa integra o Grupo de Pesquisa em Tecnologia Aplicada à Fisiologia do Exercício (GTAFE), que destina esforços em desenvolver pesquisas científicas, de forma colaborativa e coletiva, na área da fisiologia do esforço, além de promover desenvolvimento de tecnologias para esse fim.

O coordenador da pesquisa, doutor Leonardo Messias, comenta a importância do desenvolvimento do estudo. “A melatonina é um hormônio produzido no organismo humano, mais precisamente no início da noite, com a redução da iluminação natural. Alguns estudos sugerem que esse hormônio potencializa o desempenho físico, mas os mecanismos fisiológicos associados a esse efeito são incertos. Considerando que a análise metabolômica permite identificar vasto número de moléculas produzidas pelo organismo, conseguiremos, de forma inédita, elucidar esses mecanismos”, destaca o coordenador da pesquisa.

Interessados na pesquisa devem estabelecer contato pelo e-mail leonardo.messias@usf.edu.br, podendo acessar o site do GTAFE.

Galeria de fotos