Petrópolis: história e historiografia

Os interessados podem se inscrever pelo site até 28/11/2019

Data: 28/11/2019 a 28/11/2019

Local: Polo Petrópolis,

A Universidade São Francisco (USF) promove Petrópolis: história e historiografia com o tema "História da cidade de Petrópolis e a produção no campo da história a respeito de análises de processos sociais, políticos e econômicos da cidade" dia 28 de novembro, no Polo Petrópolis, às 19h.

A palestra tem como objetivo apresentar um panorama a respeito da história da cidade de Petrópolis, bem como de sua produção historiográfica. Parte do princípio de que conhecer a história do local onde se vive contribui para uma prática plena da cidadania, na medida em que permite ao cidadão uma compreensão mais ampla dos processos sociais, políticos e econômicos que contribuíram para a configuração atual da sociedade na qual está inserido. Para estudantes do curso de História – e de outras áreas das Ciências Humanas – o evento se configura como uma oportunidade para se conhecer pesquisas já realizadas sobre a história da cidade e possibilidades de abordagens sobre o tema em trabalhos acadêmicos.

Palestrante

Priscila Musquim Alcântara de Oliveira
Doutora em História pela Universidade Federal de Juiz de Fora, linha Poder, Mercado e Trabalho, com estágio PDSE-CAPES no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, onde desenvolveu pesquisas acerca das elites empresariais portuguesas e relações comerciais luso-brasileiras no contexto do Estado Novo. Professora adjunta substituta na Universidade Federal Fluminense (UFF), na área de História do Brasil Republicano. Mediadora pedagógica (tutora presencial) das disciplinas de Historiografia Contemporânea e de História e Documento do curso de licenciatura em História (EaD) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio). Integrante do Grupo de Estudos Direitas, História e Memória (UEM/CNPq). Possui experiências nas áreas de História do Brasil Republicano, em especial, História Política e História Econômica na primeira metade do século XX. Possui pesquisas na área de História Regional, especialmente do Estado do Rio de Janeiro, com trabalhos publicados abordando a temática da imigração e da dinâmica e conflitos entre núcleos integralistas, fascistas e nazistas na década de 1930 na cidade de Petrópolis.

Para efetuar a inscrição, clique aqui.

Para acompanhamento e emissão de certificado, clique aqui.

1k de alimento não perecível para Casa de Benefícios.

Comentários deste evento!

Nenhum comentário cadastrado, seja o primeiro a comentar este evento!

Faça seu comentário

Código de verificação*

Digite o código de verificação*