Edtih Stein - a estrela e a cruz

Edtih Stein - a estrela e a cruz

O evento será no Salão Nobre do Câmpus Bragança Paulista.

Data: 09/12/2022 a 09/12/2022

Local: Bragança Paulista,

A Pastoral da Comunicação da Diocese de Bragança Paulista, em parceria com a Kolbe Arte Produções e a Universidade São Francisco, traz para a região bragantina o monólogo “Edith Stein: a estrela e a cruz”, baseado nos escritos da filósofa e religiosa carmelita morta em uma câmara de gás em Auschwitz.

A peça terá apresentação única no auditório da Universidade São Francisco, a partir das 20h, no dia 9 de dezembro.

Edtih Stein – a estrela e a cruz: peça inédita chega a Bragança Paulista contando a história de Santa Teresa Benedita da Cruz

O monólogo retrata a vida de Edith Stein e sua luta para a conversão à fé católica enquanto mulher judia. A apresentação será única e atenderá um público de 400 pessoas no Salão Nobre da USF.

Com interpretação da atriz Daniela Schitini, a peça teatral inédita chega a Bragança Paulista para uma apresentação inédita e quer trazer para o público um enredo com detalhes minuciosos sobre a vida de Edith Stein, história esta pouco conhecida pelo público em geral. A produção e a direção da peça teatral é de Helder Mariani.

A encenação retrata a origem da santa carmelita, detalhando com presteza toda a sua vida, desde a sua criação por uma família judia, até a sua conversão e entrada na Ordem das Carmelitas Descalças de Colônia, na Alemanha.

Para assistir a peça será necessário comprar o ingresso online, que já está disponível no site  Sympla.com no valor de R$30,00. Os ingressos promocionais (meia entrada) só serão vendidos para estudantes, deficientes físicos e idosos, a partir de 60 anos.

Enredo

Edith Stein nasceu em Breslávia, na Polônia, em 1891. Dedicou-se à fenomenologia na Universidade de Gottingen, onde conheceu o pensamento de Husserl e Heidegger. Doutorou-se em filosofia e foi a primeira mulher a ocupar uma cátedra numa universidade alemã. Nesse ínterim começou a ter os primeiros contatos com o catolicismo e, ao ler a autobiografia de Santa Teresa D’Ávila, pediu para ser batizada na Igreja Católica.

Como católica, exerceu intensa atividade como professora, conferencista, tradutora e escritora. Em 15 de abril de 1934, ingressou para o Carmelo de Colônia, recebendo o nome religioso de Teresa Benedita da Cruz.

Em seus momentos livres, dedicou-se a redação da obra “A ciência da cruz”, não conseguindo completar sua escrita. Por causa do regime nazista, Edith Stein e sua irmã de sangue, Rosa, acabaram presas e levadas para o campo de concentração de Auschwitz, onde foram executadas na câmara de gás. Completava assim em sua própria carne a ciência da cruz!

Santa Teresa Benedita da Cruz ofereceu sua vida pela salvação das almas, a libertação do seu povo e a conversão da Alemanha. Foi canonizada em 1998, por São João Paulo II, que também a declarou copadroeira da Europa. No último dia 09 de agosto se comemorou os 80 anos do martírio de Edith Stein e seu exemplo repercute em nossos dias, merecendo ser reconhecido e propagado.

Valor do Ingresso: R$30,00

Para obter o seu ingresso, clique aqui.

Histórico de Eventos.