handtalk

NAEPE

Apresentação

O NAEPE (Núcleo de Atenção Educacional e Psicológica para Estudantes), está vinculado à Pró-Reitoria de Ensino, Pesquisa e Extensão, tem regulamento próprio aprovado ad referendum ao CONSUN por meio da PortariaGR7/2020 e é o Núcleo encarregado de gerir e fornecer apoio psicológico, psicopedagógico e acompanhamento adequado às pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida.  Além disso, o NAEPE tem a responsabilidade de contribuir com a promoção plena de condições para o acesso e permanência dos estudantes na Universidade, eliminando as barreiras físicas, sistêmicas, atitudinais e de formação para a que participem de modo integral em todas as atividades acadêmicas.

O NAEPE tem por objetivos:

I. realizar atendimento psicopedagógico individual e em grupo aos discentes da USF com dificuldades no processo de ensino aprendizagem;

II. proporcionar apoio didático-pedagógico aos discentes com deficiência de modo a auxiliá-los a participar ativamente das atividades acadêmicas;

III. capacitar professores e colaboradores para o exercício de atividades de apoio aos estudantes com deficiência.

IV. ofertar atendimento psicológico para todos os estudantes da USF por meio do plantão psicológico, psicoterapia breve e oficinas de saúde mental.

Conheçam os três projetos do NAEPE:

  • PROJETO ACOLHE – os psicólogos do NAEPE proporcionam atenção à saúde mental dos estudantes por meio de intervenções psicológicas na modalidade breve, com plantões e o acolhimento psicológico para as diferentes situações emocionais que envolvem a formação universitária.
  • PROJETO ESTIMULA – as psicopedagogas do NAEPE promovem atendimentos individuais e em grupos com os estudantes, por meio de ações que proporcionam conhecer diferentes estratégias de aprendizagem voltadas para o ensino superior e que contribuem para a melhora do rendimento acadêmico.
  • PROJETO INTEGRA – a equipe de profissionais deste projeto cuida de todas as medidas necessárias para o que os estudantes com deficiência ou com algum transtorno de aprendizagem, tenham acessibilidade e equidade no ambiente universitário.

Para maiores informações sobre os projetos ACOLHE, ESTIMULA e INTEGRA, enviem um e-mail para:

naepe@usf.edu.br