Curso de Psicologia realiza programação especial sobre Dia da Luta Antimanicomial

01/06/2016

O Curso de Psicologia do Campus Campinas – Unidade Swift da Universidade São Francisco (USF) promoveu no dia 23 de maio uma série de atividades especiais em homenagem ao Dia da Luta Antimanicomial, comemorado em 18 de maio. As atividades tiveram como objetivo conscientizar sobre a importância dessa data, além de discutir formas de combater o isolamento social.

No período da manhã, a programação teve início no cinema com a sessão do filme "Nise: O Coração da Loucura", exclusiva para alunos, usuários da saúde mental, representantes dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e convidados do curso. Após a exibição do filme, ainda na sala do cinema, os participantes -- mediados pela coordenadora do curso, Professora Ester Cecilia Fernandes Baptistella - debateram sobre o pioneirismo protagonizado por Nise no uso da terapia ocupacional, bem como, os desafios vivenciados hoje pelos profissionais da área.

Para a Professora Flávia, é fundamental a realização de ações que possibilitem estreitar as distâncias entre as pessoas. “Projetos que possibilitem olhar as histórias de vida de cada um, atenuam a distância e aproximam as pessoas e, de fato, faz com que possamos formar profissionais que atuem na lógica da ‘Casa Comum’ (Tema da Campanha da Fraternidade de 2016), fazendo com que as diversidades sociais possam ser aproximadas e não distanciadas cada vez mais”, observou.

No período noturno, após serem recepcionados pela coordenadora do curso e pelo Diretor do Campus Campinas – Unidade Swift, Professor Fernando Cesar Gentile, os alunos assistiram ao filme "A loucura entre nós", no anfiteatro do campus. Na sequência, foi realizada uma intervenção sobre Saúde Mental e Reforma Psiquiátrica no pátio externo, como parte da disciplina Psicologia Social, coordenada pelo Professor Thiago Trapé. Finalizando a programação, os alunos retornaram ao anfiteatro para debater sobre o filme e a intervenção com os Professores Bruno Emerick, Thiago Trapé e Flávia Ribeiro.

A iniciativa de levar o debate para fora da sala de aula foi aprovada pelo o aluno do curso de Psicologia Rodrigo Nascimento Oliva que participou da programação. “Os espaços públicos precisam ser utilizados para esse tipo de discussão, pois isso ajuda a arejar a nossa formação e nos permite olhar para as situações sob outras perspectivas”, comentou.

Dia da Luta Antimanicomial

O Movimento da Luta Antimanicomial visa garantir o direito a um tratamento digno, além de combater a ideia de que a pessoa com sofrimento mental deve ser isolada da sociedade. O Dia da Luta Antimanicomial foi instituído como sendo em 18 de maio em referência ao encontro que reuniu mais de 350 trabalhadores na área de saúde mental, nessa data, em 1987.