handtalk

Notícias

Compartilhe:
link copiado
< Voltar

Encontro de conselhos impulsiona turismo regional

02/06/2016
Compartilhe:
Encontro de conselhos impulsiona turismo regional
O encontro dos Conselhos Municipais de Turismo do Circuito entre Serras e Águas realizado na estância de Atibaia, na noite desta quarta-feira (1º/6), propiciou um nítido avanço nas ações responsáveis pela atividade turística regional. Composto por 12 municípios - Atibaia, Bom Jesus dos Perdões, Bragança Paulista, Jarinu, Joanópolis, Mairiporã, Nazaré Paulista, Pedra Bela, Pinhalzinho, Piracaia, Tuiuti e Vargem, além de Guarulhos, este circuito contempla riquezas naturais, patrimônio histórico e arquitetônico, gastronomia e cultura popular.

Numa análise da região, o secretário estadual de Turismo, Beto Tricoli, entusiasmado perante uma plateia lotada, mostrou a evolução da atividade turística em especial pela capacitação e formação dos envolvidos neste cenário. "O turismo é o setor que mais gera inclusão social e o que mais necessita da atividade profissional das pessoas que fazem acontecer, ao contrário da indústria e do agronegócio que, com o passar do tempo, se robotizam e mecanizam respectivamente", ressaltou o titular da Pasta.

Na oportunidade, Tricoli exaltou esta iniciativa como um encontro histórico para a região e falou da importância das políticas públicas paulistas voltadas ao turismo, em especial com a Lei Complementar nº 1.261, de 29 de abril de 2015 que estabelece condições e requisitos para a classificação de Estâncias e de Municípios de Interesse Turístico. "Com o trabalho e empenho das cidades dispostas a agregar mais valor, além das 70 estâncias, São Paulo dispõe de 140 vagas para aquelas que querem crescer e se tornar Municípios de Interesse Turístico", observou.

Em meio a inúmeros debates e análises em torno da importância da atividade turística como instrumento de desenvolvimento socioeconômico, oriundos dos participantes do encontro, Vanilson Fickert, diretor técnico da Secretaria estadual de Turismo, exibiu uma síntese do trabalho da Pasta, com seus programas e ações e destacou a importância do Conselho Municipal de Turismo para alavancar o setor.

Ao mesmo tempo revelou a grandiosidade dos números que nosso Estado com mais de 40 milhões de turistas anualmente; porta de entrada de dois milhões de turistas estrangeiros (35% do total nacional); recebe 12 milhões de fiéis no Santuário Nacional, em Aparecida; mais de dois milhões de turistas no Thermas dos Laranjais, complexo turístico de Olímpia; mais de um milhão de pessoas na Festa do Peão de Barretos, "sem contar que o Litoral, no verão, dobra sua população", exaltou Fickert.

Ao final do encontro dos Conselhos Municipais de Turismo do Circuito entre Serras e Águas, o chefe de Gabinete da Pasta estadual do Turismo, Romildo Campello, afirmou que este é o momento do turismo paulista, "porque esta nova e promissora fase de avanço inclui o papel dos Conselhos Municipais de Turismo que são fundamentais para o progresso do setor em nosso Estado".

                                                                                                                                                        por Maristela Bignardi

Palavras-chave


Histórico de Notícias