Alunos do Curso de Farmácia do Campus Campinas participam do desenvolvimento de produtos

01/06/2016
Os alunos do sétimo semestre do Curso de Farmácia do Campus Campinas – Unidade Swift da Universidade São Francisco (USF) realizaram um trabalho de criação e desenvolvimento de produtos proposto como Metodologia Ativa.

Os alunos criaram produtos, utilizando os conhecimentos das disciplinas de Farmacotécnica Básica, Farmacotécnica Aplicada, Tecnologia Farmacêutica, Biotecnologia e Operações Unitárias, cumpridas ao longo do semestre. No início do semestre os alunos sortearam os fármacos, os quais foram transformados em medicamentos de acordo com a evolução de cada disciplina. Os alunos ainda pesquisaram suas propriedades, verificando qual a melhor forma farmacêutica a ser utilizada, trabalhando uma formulação com adjuvantes complementares e testando técnicas de preparação, até obter um produto final viável.

De acordo com o Profa. Iara Lúcia Tescarollo, o projeto faz parte do PPC do Curso de Farmácia e visa integração de conteúdos com objetivo de implementar efetivamente as metodologias ativas. É importante destacar que o processo está ocorrendo pela quarta vez num formato integrado. “De maneira geral considero que o resultado desta ação foi bastante satisfatório, pois houve um bom envolvimento de alunos e professores com o projeto” – explica Prof. Iara.

A Professora Michelle Carneiro Polli, Coordenadora do Curso, ressalta a importância dessas metodologias como estratégias de ensino aprendizagem visto que estimulam o desenvolvimento da autonomia e tomada de decisões por parte dos alunos. Segundo a acadêmica Bárbara Freitas o trabalho favorece muito o aprendizado pois o conhecimento adquirido torna-se diferente do conhecimento de sala de aula e ressalta: "Se você quer que dê certo, você precisa entender verdadeiramente e não simplesmente receber uma informação e torná-la descartável. Nós ficamos cansados mas no final vale a pena".