USF promove atividades especiais para acolhida aos calouros

03/08/2016
 USF promove atividades especiais para acolhida aos calouros
A Universidade São Francisco (USF) promove, de 1 a 5 de agosto, a acolhida aos calouros do segundo semestre de 2016. Ao longo dessa semana, serão realizadas atividades especiais, como visitas monitoradas, aula magna e apresentações musicais, de dança e teatro, com intuito de apresentar a universidade e incentivar a integração entre os alunos e a prática de ações solidárias e artísticas.

Os alunos ingressantes do Campus Bragança Paulista, tanto do período matutino quando noturno, foram recepcionados pela reitoria, pró-reitoria, direção de campus, coordenadores de curso, além da fundadora da Associação Bragantina de Combate ao Câncer (ABCC), Rita Valle. As boas-vindas dos alunos ingressante do curso de Direito do Campus Campinas - Unidade Cambuí foi realizada pelo diretor do Campus, Prof. Fernando Cesar Gentile, e pela coordenadora do curso de Direito, Profa. Adelaide Albergaria Pereira Gomes.

“A formatura parece distante, mas o tempo passa rápido. É preciso aproveitar com muita seriedade cada momento dentro da universidade, pois esse período será determinante para o futuro de cada aluno. As pessoas costumam fazer uma diferenciação entre trabalhador e estudante, contudo estudar também é uma profissão e quando levada com seriedade é muito importante para o futuro do país”, observou o reitor da USF, Prof. Joel Alves de Sousa Júnior, durante a recepção.

Os diretores de campus também ressaltaram a importância do comprometimento e do envolvimento dos alunos com a instituição. “É um processo importante e muitas vezes complexo (ensino-aprendizagem), mas que depende de cada uma das partes: instituição, professores e alunos. Queremos ajudar os alunos a serem agentes transformadores, mas eles precisam entender que possuem responsabilidade nesse processo”, observou o diretor do Campus Campinas – Unidade Cambuí, Prof. Fernando Cesar Gentile. “Para ter sucesso na carreira e na vida em sociedade, o aluno precisa de muita disciplina, foco, harmonia, espírito de equipe e companheirismo”, pontou a diretora do Campus Bragança Paulista, Profa. Márcia Aparecida Antônio, fazendo uma referencia à Bragatucada, bateria dos alunos da Medicina, que havia tocado no saguão do prédio central do campus para recepcionar os calouros.

USF 40 anos

Durante a recepção no Campus Bragança Paulista, o diretor-presidente da Casa de Nossa Senhora da Paz - Ação Social Franciscana (CNSP-ASF), mantenedora da USF, Frei Thiago Alexandre Hayakawa, OFM, comentou o momento histórico comemorado neste ano pela instituição: 40 anos de presença franciscana na educação superior.

“Essa história é escrita diariamente, por isso, nesse início de semestre, que todos nós tenhamos a consciência e certeza que aqui, na universidade, é o espaço privilegiado para trazermos as alegrias, tristezas e esperanças que cada um vivencia no seu dia a dia e que a partir daqui tenhamos condições de construirmos projetos, de pensarmos o futuro, de sonharmos, mas, acima de tudo, de realizarmos”, disse Frei Thiago.

Trote Solidário

No Campus Bragança Paulista, a Pastoral Universitária firmou uma parceria com a Associação Bragantina de Combate ao Câncer (ABCC). Calouros, veteranos, colaboradores poderão doar cabelos para a confecção de perucas.

Em Campinas, os alunos poderão contribuir com a doação de roupas, sapatos, brinquedos e produtos de higiene para o Serviço Franciscano de Solidariedade (SEFRAS), instituição da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil.

Programação de Acolhida

Confira a programação completa da semana de acolhida:

Campus Bragança Paulista
Campus Campinas