COAPES de Bragança Paulista é apresentado como case de sucesso em Brasília

12/10/2017
COAPES de Bragança Paulista é apresentado como case de sucesso em Brasília
 A Diretora do Campus Bragança Paulista, professora Márcia Aparecida Antônio e a professora Lisamara Dias de Oliveira Negrini, da Universidade São Francisco (USF) participaram, no mês de setembro, em Brasília, de uma Oficina de Compartilhamento de Experiências do Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino-Saúde (COAPES).

A professora Lisamara também participou representando a Secretaria Municipal de Saúde de Bragança Paulista. No período da manhã os participantes foram divididos em grupos de trabalho para discutir três eixos: o processo de contextualização do COAPES, a formulação de planos de atividade e contrapartidas e os mecanismos de acompanhamento e avaliação do COAPES.

Na parte da tarde foi realizada uma palestra sobre o Sistema de Monitoramento e Avaliação da Integração Ensino Serviço (SIMAIES) e o COAPES de Bragança Paulista foi apresentado como case de sucesso, pois foi o único grupo no Brasil que já inseriu todos os planos de trabalho no sistema. "É um orgulho para nosso grupo termos nossos trabalhos apresentados como um exemplo de sucesso em evento de abrangência nacional", afirmou a diretora do Campus Bragança Paulista, professora Márcia.

O COAPES está previsto na Lei do Programa Mais Médicos e tem como objetivo aprimorar a relação entre as universidades e os gestores do Sistema Único de Saúde (SUS) dos municípios, promovendo melhores condições de inserção dos estudantes nos serviços de saúde. “Com a participação da Secretaria de Saúde de Bragança Paulista e USF como representantes do COAPES Regional pudemos conhecer o panorama nacional da integração ensino-serviço-comunidade e com isso avaliar os nossos processos e ainda identificar que estamos no caminho certo e com muitos passos à frente em relação aos 19 contratos existentes - em sua maioria não totalmente estabelecidos, limitando-se apenas ao Curso de Medicina e a uma única instituição e município. Poder compartilhar os desafios e acima de tudo nossa vitória frente a este projeto desafiador, vigoroso - de relevância para a formação em saúde e para a estruturação do SUS local foi tremendamente gratificante”, contou a professora Lisamara.