USF inicia atendimento a equipes esportivas de Bragança Paulista

09/04/2014
USF inicia atendimento a equipes esportivas de Bragança Paulista
O Campus Bragança Paulista da Universidade São Francisco (USF), em parceria com a Prefeitura Municipal avaliará a saúde de esportistas locais. O projeto de extensão multiprofissional de Medicina Desportiva será conduzido por um grupo de professores e alunos da Instituição.

As atividades começaram na quarta-feira, 02 de abril, na Clínica de Fisioterapia do Campus. Segundo fontes da instituição, o projeto avaliará cerca de 50 atletas de futebol categorias Sub 11 e Sub 13 através de exames orientados por 36 alunos dos cursos de Fisioterapia, Medicina e Odontologia.

“Estes encontros acontecerão semanalmente para avaliarmos equipes de diferentes níveis, idades e modalidades”, explica a professora Patrícia Teixeira Costa, coordenadora do curso de Fisioterapia da USF.

Além de cuidar da integridade física destes atletas, os trabalhos deste projeto proporcionam aos alunos as experiências reais no cenário dos esportes. Lidam com diagnósticos prévios, traumas e fraturas comuns às práticas esportivas. Nesse sentido, ganham os profissionais do esporte que são supervisionados por uma equipe de alunos e professores dinâmicos, e ganha o corpo discente, que aplica os conhecimentos da área da saúde durante a trajetória universitária.

Os atendimentos serão realizados todas as quintas-feiras, das 15h às 19h na Clínica de Fisioterapia do Campus Bragança Paulista.

Ao todo, os participantes do projeto acompanharão 11 equipes esportivas do município, que incluem times de basquete, futebol, handebol, vôlei, natação e atletismo. Todas as atividades serão acompanhadas por professores. “Buscamos trabalhar ações preventivas, com diagnósticos dos atletas em campo e ações corretivas, com tratamento de lesões”, finaliza a professora.