Professores participam da 2º turma do Curso de Aprendizagem Ativa

16/03/2016
Professores participam da 2º turma do Curso de Aprendizagem Ativa
 Teve início no dia 8 de março a 2ª turma do Curso de Extensão “Aprendizagem Ativa no Ensino Superior”, formada por cerca de 60 docentes da Universidade São Francisco (USF) e 28 da FAE Centro Universitário. A aula inaugural aconteceu no Campus Bragança Paulista da USF.

A abertura contou com a presença da Pró-Reitora de Ensino, Pesquisa e Extensão (PROEPE), professora Iara Andrea Alvares Fernandes, do Pró-Reitor Acadêmico da FAE, Everton Drohomeretski e da diretora do Campus Bragança Paulista, professora Marcia Aparecida Antônio. As aulas serão ministradas pelos docentes Marcelo Augusto Gonçalves Bardi e Renato Franco de Camargo.

O professor Marcelo Bardi iniciou o encontro explicando a importância do uso da tecnologia dentro da sala de aula. “O professor precisa fugir das ‘aulas palestras’. É preciso usar o recurso tecnológico em benefício da sala de aula. Ele é positivo e nos ajuda bastante. O professor deve ser um facilitador da aprendizagem, saber mediar as conversas, coletar as opiniões e promover atividades dinâmicas”, explicou o professor.
A cada encontro, os professores participantes aprenderão conceitos e serão convidados a experimentar, em suas turmas da graduação e da pós-graduação, algumas das práticas aprendidas e depois relatar aos colegas os momentos vividos em sala de aula. “Nós professores temos que promover a mudança no aluno. Como aquele conteúdo, aquela prática será útil para o sucesso dele”, ressaltou o professor Renato.

A USF passou a integrar, desde 2015, o Consórcio STHEM Brasil, formado por 35 instituições de ensino superior no Brasil. O Consórcio é coordenado pela LASPAU, uma organização americana filiada à Universidade Harvard. O convênio tem como objetivo melhorar a qualidade do ensino superior do país com a adoção de práticas inovadoras de aprendizagem. Maiores detalhes sobre o Consórcio poderão ser obtidas no sítio http://sthembrasil.com

Histórico de Notícias