Alunos de Gastronomia da USF participam de horta sustentável

07/04/2016
Alunos de Gastronomia da USF participam de horta sustentável
 Os alunos do curso de Gastronomia da Universidade São Francisco (USF) realizaram nessa segunda-feira, dia 4 de abril, o plantio de mudas para a horta orgânica, no Campus Campinas (Unidade Cambuí).

Implantada desde 2012, como uma fonte sustentável de insumos, a horta fornece ervas finas para as aulas práticas do curso. Agora, também passa a ser gerida pelos alunos como parte da disciplina de Vivências Gastronômicas. A área dedicada à horta orgânica é capaz de atender toda a demanda do curso, além de ser desenvolvido um trabalho de compostagem.

Antes do início do plantio das mudas, os estudantes tiveram uma aula de compostagem com a técnica do laboratório de Gastronomia, Geralda Francisca de Araújo, que orientou quais alimentos podem ser utilizados ou não. Foram plantadas mudas de: cebolinha, coentro, alecrim, manjericão, sálvia, menta, flores, alfavaca, cebolete, tomilho, manjerona, entre outros.

A horta sustentável acompanha a tendência de desenvolver a sustentabilidade na gastronomia. “Incentivamos os alunos para serem chefs conscientes. A gastronomia sustentável traz equilíbrio entre a economia, meio ambiente e a sociedade. O público consumidor busca cada vez mais uma alimentação que prioriza a qualidade de vida. Com certeza ao aprender e praticar estes conceitos no curso, o aluno adquire um diferencial na atuação profissional”, explicou a coordenadora do Curso de Gastronomia, professora Andreia Pimentel.

Histórico de Notícias