Sistema de Bibliotecas participa de Congresso na Argentina

18/04/2016
Sistema de Bibliotecas participa de Congresso na Argentina
 A Coordenadora do Sistema de Bibliotecas da Universidade São Francisco (USF), professora Cleonice Aparecida de Souza, participou no início de abril do IV Congresso Internacional Artes em Cruce (Constelaciones del sentido), realizado na cidade de Buenos Aires, na Argentina. O encontro teve como objetivo promover a reflexão sobre o estado atual da teoria, a crítica, a estética e história da arte e o desafio de inter e transdisciplinar.

No Congresso foram apresentadas memórias da Biblioteca de Obras Raras da USF, considerando que a biblioteca permite pensar numa circulação e produção de saberes a partir do conhecimento preservado. Ela pode ser um repositório do patrimônio intelectual e cultural que possibilita uma relação dinâmica entre conhecimento e pensamento − um espaço configurado como lugar de memória. Há publicações centenárias, livros e obras de referências relevantes à memória das políticas públicas do país e história da educação brasileira. As obras foram recebidas e acolhidas como parte das memórias das casas franciscanas no Brasil. “O Congresso permitiu compartilhar experiências eenfatizar a inter e transdisciplinaridade. Ao mobilizar a concepção de informação na relação com as questões que privilegiam temáticas como: conhecimento, memória, acervos bibliográficos (coleção de obras raras, coleções especiais), acessibilidade, preservação e a infoeducação, expandimos ou ao menos potencializamos as fronteiras que delimitam a Biblioteconomia, colocando-a em diálogo com parâmetros de outras áreas do conhecimento: filosofia, história (da imprensa, do livro, da leitura, etc), educação e das diferentes linguagens e suportes informacionais”, afirmou a professora Cleonice.

Confira alguns itens do acervo da Biblioteca de Obras Raras da USF:

Obra filosófica de 1520: DUNS SCOTUS, John. Subtilitatis epidicticon. Pavia: Jacob Paucidrapius Burgofranco, [1520]. 248 p.

Biografia de São Francisco: BOAVENTURA. Códice leienda maíor.

Franciscanismo, capuchinos, publicado em 1590: BARTHOLOMEUS. Liber aureus inscriptus liber conformitatum vitae beati, ac seraphici patrics Francisci ad vitam iesu christi domini nostri: nunc denuò in lucem editus, atqs infinitis propemodum mendis correctus à reuerendo, ac doctissimo P. F. Ieremia Pucchio Utinensi sodali franciscano. Bononiae: Apud Alexandrum Benatium, 1590. 330 p.

Introdução à Bíblia de 1566: CARTHUSIA, Dionysii. Enarrationes piae ac eruditae in quinque mosaicae legis libros hoc est, Genesim, Exodum, Leviticum, Numeros, Deuteronomium. Coloniae: Apud Lavedes Ioannis, 1566. 1015 p.

O evangelho segundo Paulo publicado em 1556: D. Ioannis Chrysostomi archiepiscopi constantinopolitani enarrationes, partim antehac, partim nunc primum traduetae & aeditae, in D. Pauli Epistolas: Galatas, Ephesios, Philippenses, Colossenses, Thessalonicenses II. s. l.: s.n., 1556. 331 p.

O assunto principal é teologia, livro de meditações e escritos contemplativos de 1548: INÁCIO. Exercitiorum spiritualium: editio princeps qualis in lucem prodiit. Romae: B. Herder, 1548. 226 p. (Collectio secessuum spiritualium).

Coletas de orações publicadas em 1531: CARTHUSIA, Dionysii. Insigne commentariorum opus, in psalmos omnes Davidicos: quos ipse multiplici sensu, quantum fieri potuit, nempe Literali, Allegorico, Tropologico, & Anagogico (id quod nemo hactenus praestitit) non nisi.. Coloniae: Petrum Quentell, 1531. 310 p.

As obras podem ser acessadas via Catálogo Online e com horário agendado.

Histórico de Notícias