25/11/2019

Alunos USF realizam pesquisa em Monteiro Lobato

No dia 23 de novembro de 2019 (sábado), a equipe técnica do Plano Municipal de Mobilidade Urbana (PMMU) formada por alunos dos cursos de Engenharia Civil Engenharia da Computação e Arquitetura e Urbanismo da Universidade São Francisco (USF) foram até a cidade de Monteiro Lobato para fazer a pesquisa de demanda turística, ação essa que complementa as propostas para melhora da Mobilidade Urbana no município, iniciativa do Curso de Engenharia Civil, uma vez que a cidade recebe um grande fluxo de visitantes todos os finais de semana. A metodologia seguida são as estabelecidas pelo Ministério do Turismo.

Segundo o MINISTÉRIO DO TURISMO (2010) " o conjunto de turistas, que de forma individual ou coletiva, estão motivados a consumir com objetivo cobrir suas necessidades de descanso, recreação, entretenimento e cultura em seu período de férias." (p.55). Para tanto é preciso " entender quais fatores influenciam [...] os fatores dos destinos turísticos." (p.55). Para caracterizar a demanda turística a pesquisa foi feita em algumas localidades turísticas.

Os dados obtidos fornecem uma base para o entendimento do perfil atual do turista, e com eles ter uma ação que permita melhorar o acesso aos locais maus visitados , bem como inserir à população nessa atividade econômica.