Logo da USF - Universidade São Francisco

botão de atalho p/ o Vestibular da USF
botão de atalho p/ o Vestibular da USF
logo usf
logo usf
botão de atalho p/ o Vestibular da USF botão de atalho p/ o Vestibular EAD da USF
05/02/2020

USF participa das Missões Franciscanas da Juventude

USF participa das Missões Franciscanas da Juventude

 A equipe da Pastoral Universitária, estudantes, professores e colaboradores participaram das Missões Franciscanas da Juventude, em Xaxim-SC. No total, participaram 800 jovens que vieram até o Oeste Catarinense para iniciar o evento missionário com a maior participação de jovens de todas as sete edições.

O bispo diocesano de Chapecó, Dom Odelir José Magri MCCJ, que deu uma mensagem de acolhida aos jovens, disse: “Aqui é a globalização da solidariedade, do encontro, da partilha, do testemunho da fé”.

Confira o depoimento dos Alunos da Universidade São Francisco que participaram VII edição das Missões Franciscanas em Xaxim - SC

“Tive a oportunidade de poder estar participando da minha primeira experiência missionária com a MFJ (Missões Franciscanas da Juventude). Foram dias repletos de muita alegria, amor, paz e humildade com um povo de coração enorme e chimarrão na mão. Desde o momento em que chegamos tivemos uma acolhida calorosa com muita alegria em cada semblante e um amor pela presença de todos que chegavam. O convívio com as famílias acolhedoras me mostrou a importância e o valor que é poder ter uma família unida e presente, do mesmo modo, poder realizar visitas às casas dos moradores me ensinou que um gesto simples que é poder visitar alguém e levar a palavra de Deus além de uma conversa, já faz toda diferença para quem não possui com frequência, contudo, como muitos moradores disseram que sentiram a presença de Deus em nossas visitas, vejo que não era os missionários indo ao encontro de cada casa, mas sim o próprio Jesus que nos usou como instrumentos para poder levar sua presença a diversas famílias.
Foram dias inesquecíveis que vivemos em Xaxim onde transformaram a vida de cada comunidade e a dos missionários de diversos estados. Com o lema "E Deus viu que tudo era muito bom" podemos refletir que tudo foi criado e feito da forma mais perfeita e única, portanto, é necessário que cuidemos da nossa casa comum, a nossa natureza e dos frutos que Nosso Senhor criou para que o Planeta Terra não continue a chorar com tantas tragédias.
Ao final dessas missões tenho um sentimento enorme de gratidão com o coração cheio de saudades, lágrimas de sentir falta de cada um e uma imensa vontade de voltar acompanham a minha volta a cidade em que moro, mas sobretudo, um sentimento de revigoramento e não ser mais uma folha seca está presente em meu coração para que dessa forma a missão franciscana possa estar presente em todos os lugares em que vivemos, fazendo com que a nossa casa comum seja um lugar repleto de paz e alegria para todos. Agradeço pela oportunidade e por toda experiência inesquecível, Xaxim estará sempre em nossos corações. Paz e bem! ”

Heloisa Santos da Silva, aluna do 3º semestre de Psicologia

“Todos os dias de nossas vidas são preparados por Deus, e essa missão não foi diferente, Ele preparou tudo nos mínimos detalhes para que todos ali presentes sentissem sua presença, e foi impossível não sentir. Sai de casa sem saber o que me esperava, e depois dessa missão em Xaxim posso afirmar que faria isso quantas vezes fossem necessárias, estar rodeada de jovens que buscam o mesmo que eu, me faz arder, me faz ver como Ele foi bom em deixar tudo tão bem arrumado para nós. Fui acolhida por uma grande família, me receberam de coração aberto, me senti amada em cada minuto, aos meus irmãos, pais, primos e tios, obrigada, por tudo! Tenho muito a agradecer, essa missão me proporcionou muitos momentos de reflexão, onde consegui enxergar o meu eu, não aprendi só sobre Santa Catarina, esse lugar fez eu aprender sobre mim. Imensa gratidão por Entre Rios - Linha Guarani, vocês foram incríveis, e me mostraram o verdadeiro significado de amor ao próximo, de paz e bem, e por último, mas não menos importante, que não tem hora para um bom modão com chimarrão. ”

Luana Frota Brito, Caloura do Curso de Odontologia

“Pela primeira vez, tive a oportunidade de participar da Experiência Missionária. A interação dos Freis com os jovens foi o que mais me chamou a atenção, o ouvir, o falar, pois eu nunca tinha tido uma experiência assim.
Quando cheguei fiquei insegura, se eu iria fazer tudo direito, ir para casa de um desconhecido etc., mas teve um momento que eu recebi um abraço do Frei Alisson e foi ali, que eu tive a certeza que eu estava no lugar certo, eu não estava ali por acaso, então entreguei tudo nas mãos de Deus.
Ao chegarmos tivemos uma acolhida calorosa, mesmo com chuva, jovens de cada lugar do país esteve presente para realizar a Missão Franciscana da Juventude, em Xaxim-SC, lá eu pude conhecer a história da MFJ e ouvir testemunhos de alguns participantes, e é lindo de ver que, a cada ano o número de jovens cresce. Jovens que poderiam estar em qualquer lugar, mas deram seu sim, para as missões.
E fomos novamente bem recebidos em Entre Rios, um cidade linda, todos muito atenciosos e festeiros. Fui bem acolhida por todos na casa que fiquei, me senti em família.
Já no primeiro dia foi muito emocionante, pois reformamos a capela de São João Maria, mesmo com os pés de barro, concluímos com alegria.
Ao realizar as visitas, era gratificante ver o sorriso no rosto dos idosos, quando via pela porta os missionários chegando, em suas casas. Conversar, ouvir suas histórias, e rir com eles, é algo tão simples, e fizeram bem tanto para eles, quanto para mim, pois guardei comigo cada ensinamento que recebi durante esses dias.
E eu só tenho a agradecer por não desistirem da juventude. Obrigada USF. Obrigada Frei Diego, por sempre estar incentivando os jovens. Paz e Bem”

Camila Pinheiro de Souza, aluna do 3º semestre de Psicologia

“Jesus chamou os doze e começou a enviá-los dois a dois, dando-lhes poder sobre os espíritos impuros” (Marcos 6,7).
As Missões franciscanas em Xaxim 2020 adicionaram em minha vida momentos especiais e inesquecíveis, onde pessoas desconhecidas de cada canto do Brasil se reuniram e nestes dias ficamos unidos e vivenciamos um único propósito que é a experiência de conhecer novas culturas, famílias e levar o evangelho aos quais mais necessitam.
Quando estamos unidos podemos fazer a diferença e ajudar o próximo. Os trabalhos e ações que fizemos foram sensacionais, e com certeza deixamos nossa marca em cada comunidade em que visitamos.
Nas casas em que entramos sempre pedíamos a bênção do nosso senhor Jesus Cristo para que pudesse proporcionar que nunca falte naquela família a saúde, paz, proteção e o alimento de cada dia. Foram dias de evangelização, felicidade e de muita oração.
Quando conversávamos com as pessoas, tínhamos a chance de promover nossas orações, sempre abraçando e desejando a "Paz e Bem".
Não há nada mais gratificante do que encontrar pessoas movidas pelo mesmo objetivo que você, pessoas que querem fazer o bem, levar e encontrar Deus no seu irmão. Somos escolhidos por um Deus que vem nos capacitando dia a dia para alcançar a Vida Eterna.
Quando saímos de casa para participar desta missão pensamos: "Vamos passar alguns dias com pessoas desconhecidas e longe de nossas famílias". Porém a realidade é que fomos recebidos com muita fartura de alimentos e com muito carinho por toda cidade, principalmente pela família que me acolheu, que fez papel de uma verdadeira família, sempre me respeitando, dando carinho e muita atenção.
Todos esses dias podem ser resumidos em uma única palavra, que é "saudades" Obrigado Xaxim! ”

Gabriel Rossinholli, aluno do 5º semestre de Odontologia

“Gostaria que todos tivessem a mesma oportunidade que tive, missionar em um estado totalmente diferente do meu, com costumes, sotaques e um gosto culinário bem peculiar e ao mesmo tempo tão lindo.
Foram dias debaixo do sol, chuva, tanto no frio quanto no calor. Tive o privilégio de missionar em uma comunidade carente, mas em compensação, eram muito acolhedores e nos trataram como uma família mesmo.
Vivi momentos fortes, um tanto intenso, mas que sem dúvidas deixaram meu coração marcado da misericórdia de Deus, marcado com o amor, a fé e a caridade.
Aprendi uma nova cultura, um novo jeito de enxergar Cristo no outro. Sem dúvidas estou voltando para minha casa com o coração na mão, por deixar uma cidade linda, abençoada e com tantas pessoas que buscam os mesmos princípios que o meu.
Uma parte do meu coração sempre estará marcada por Entre Rios. Não tenho palavras para descrever o quanto eu sou grata por esta missão em minha vida. Tive o privilégio de conhecer ainda mais o carisma Franciscano e provar da mesma graça que eles.
Sem dúvidas, uma das melhores (se não a melhor) experiências da minha vida!
Paz e bem. ”

Aline Caroline Niza Tilhaqui, aluna do 5º semestre de Engenharia Mecânica

"E Deus viu que tudo era muito bom" O tema da VII Missão Franciscana veio para conscientizar e muito mais do que ver uma realidade poder mudá-la. Em visita ao aterro sanitário foi muito mais que ver, foi sentir e se questionar, o que estamos fazendo com tudo de bom que Deus criou?
Como missionária franciscana de primeira viagem percebi ao longo dos cinco dias que as missões se resumem a uma palavra: AMOR. Amor a uma cultura, amor as pessoas que nem conhecemos, amor as famílias que nos acolhem, amor a espalhar amor. É ver Jesus no irmão que está doente ou que passa por dificuldades, é perceber que através de um simples sorriso e abraço, Deus se faz presente, são as lágrimas de pessoas que há cinco dias eram desconhecidas e que hoje fazem parte de um único propósito. Tudo isso dá mais sentido à frase "Para Deus e para o amor nada é impossível" e onde há amor, há paz e onde há paz ali vive o bem. Paz e Bem! ”

Janaina Vieira do Nascimento, aluna do 3ª semestre de Administração

“Esta 7º edição das Missões Franciscanas para a Juventude realizada na cidade de Xaxim, SC, pode comprovar o verdadeiro e autêntico espírito cristão de compreensão, trabalho em equipe e auxílio, respeitando as diferenças regionais em um diálogo comum a todos os participantes que acabam por serem protagonistas da vida cristã.
As programações de entrada, ferramenta fundamental para preparo psicológico do missionário, envolveram temas relacionados à São Francisco de Assis, como foi possível assistir à peça teatral "Auto de São Francisco" onde foram trabalhados todos os momentos biográficos da vida de São Francisco e Santa Clara de Assis em um enredo alegre e engraçado.
Por fim, acredito que a 8º edição das Missões a ser realizada na cidade de Lages, SC, também irá contribuir para desenvolver o espírito cristão da caridade exercendo seu papel de cidadania nas comunidades. ”

Eugênio de Souza Morita, Prof. do Curso de Engenharia Mecânica




Palavras-chave:
COMENTÁRIOS DESTA NOTÍCIA
COMENTÁRIOS DESTA NOTÍCIA
Nenhum comentário cadastrado, seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça seu comentário
Faça seu comentário
Seu nome
Seu e-mail
Sua mensagem

Código de verificação*


* Campos obrigatórios
Digite o código de verificação*

USF - Universidade São Francisco | Todos os direitos reservados.


USF - Universidade São Francisco | Todos os direitos reservados.