Internacionalização da pós graduação da USF em tempos de COVID-19

15/06/2020
Internacionalização da pós graduação da USF em tempos de COVID-19
 A Universidade São Francisco (USF) está cada vez mais atenta as ações de internacionalização da educação. Mesmo nesse período de isolamento social, o Programa de Pós gradução stricto sensu em Ciências da Saúde da USF tem realizado diversas ações resultantes do aumento do número de acordos firmados com renomadas instituições internacionais.
Os docentes do Programa ministraram, de forma remota, palestras e cursos de alcance internacional promovendo, com êxito, a integração científica e tecnológica da educação em seus propósitos e conhecimentos.
No âmbito da colaboração Internacional entre o Programa Doutoral da Universidade de Coimbra e o PPG em Ciências da Saúde, foi realizada a última edição do Curso Avançado de Modelos Animais de Doenças Humanas, sob responsabilidade da catedrática Prof Maria Filomena Botelho, com co-organização da Profa Denise Gonçalves Priolli, docente da USF e colaboradora na instituição portuguesa. Na forma on line, o curso teve a participação dos discentes de ambas as Universidades e permitiu a troca de informações na pesquisa acadêmica luso-brasileira.
O Prof. Marcelo Ribeiro, ministrou duas palestras à comunidade científica do Instituto de Pesquisa Josep Carreras em Barcelona, Espanha (Josep Carreras Leukaemia Research Institute, Lymphoma Translational Group) local onde o professor realiza atualmente seu estágio de pós doutoramento. As palestras “3D models in cancer" e "TG-1701, a novel irreversible Bruton’s kinase (BTK) inhibitor, is active against different ibrutinib-resistant mantle cell lymphoma model and synergize with the glycoengineered anti-CD20 mAb, ublituximab, by stimulating the immune response" contou com a participação de pesquisadores e alunos de mestrado e doutorado da USF e da instituição espanhola.

A Profa. Andreia Porcari, participou como palestrante e debatedora convidada no congresso Conference on Mass Spectrometry & Allied Topics, ASMS 2020, apresentando a palestra “How to achieve comparable and robust results when doing multi-center DESI-MSI studies for cancer diagnosis”. Este, que seria o maior evento mundial na área a ser realizado em Houston, foi totalmente reconfigurado para uma versão online, onde palestras e pôsteres foram apresentados virtualmente através de uma grande rede de conexão científica de abrangência mundial.

Outros professores do Programa também participaram com seus alunos da apresentação de pôsteres na forma virtual em importantes eventos internacionais. “Todas essas ações são exemplos de como a troca de informação científica e o estabelecimento de redes internacionais podem acontecer, ainda que a distância”, comenta Profa. Patricia Carvalho, coordenadora do PPG em Ciências da Saúde da USF.