17/12/2020

Estudantes da USF participam do CONIC-SEMESP

Nos dias 01, 10 e 11 de dezembro, a USF marcou presença na 20ª edição do CONIC – Congresso Nacional de Iniciação Científica, promovido pelo SEMESP (Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo). Especialmente este ano o evento aconteceu no formato online com o tema “PESQUISA SALVA O MUNDO”.

O maior congresso de iniciação científica do País contou com a participação de 35 estudantes da USF que realizam suas pesquisas por meio do Programa de Iniciação Científica, Tecnológica e de Extensão, coordenado pelo Núcleo de Pesquisa Acadêmica (NPA). Ao todo foram apresentados 15 trabalhos da área de Ciências Biológicas e da Saúde, 12 trabalhos da área de Ciências Exatas e da Terra e 9 trabalhos da área de Ciências Humanas e Sociais.

O CONIC-SEMESP trata-se de um evento anual que tem como objetivo identificar talentos, estimular a produção de conteúdo científico além de viabilizar na prática os projetos apresentados pelos estudantes. Muitos foram os depoimentos dos estudantes da USF que participaram do CONIC-SEMESP 2020.
Para Rafaela Moretti Gaspardo, do curso de Psicologia, “Participar do CONIC foi desafiador e incrível, ver o resultado de todo o trabalho é muito gratificante”.

Para Jamilly Duarte Pires, também do curso de Psicologia “Acredito que participar do CONIC é como desbravar novos horizontes, estar em contato com diversos pesquisadores e trocar conhecimentos. É um grande privilégio, é uma troca mútua”.

Thayná Morello Pais Soares do curso de Farmácia comentou “ Participar do CONIC proporcionou excelente experiência para mim, conhecer outros trabalhos e ter a oportunidade de apresentar o meu foi muito enriquecedor”.

Elizangela Ferreira Otani de Souza, do curso de Farmácia afirmou “Participar do CONIC foi uma forma de expandir a pesquisa à muitos lugares e pessoas, assim como agregou conhecimento para mim, espero que ajude outras pessoas também, acredito que esse seja o objetivo da pesquisa, ajudar o mundo a ser melhor a cada dia”.

Para Tadeu Henrique Aparecido da Silva do curso de Engenharia Química “A Participação do CONIC é de grande relevância principalmente quando se olha para 20 anos seguidos, integrando Universidades de todo o país, e neste ano por ser online teve um alcance maior e com mais disponibilidade para apresentações de trabalhos de estudantes que moram em lugares mais distantes”.

Kelvyn Souza Santana, do curso de Engenharia Elétrica, finalizou “Para mim, eventos como o CONIC, são importantes para a autoconfiança do estudante, pois dão a oportunidade de apresentar o seu trabalho e aprender muito com isso, e também, a oportunidade de conhecer outros projetos que podem agregar na sua formação acadêmica. Estou desenvolvendo uma plataforma online para controle e monitoramento de laboratórios de forma remota, o objetivo é integra-la a uma plataforma internacional chamada SARL a fim de ampliar o alcance aos laboratórios desenvolvidos na USF para mundo todo e também aperfeiçoar o que já foi desenvolvido adaptando-os ao conceito de Smart Laboratory”.

Professora Iara Tescarollo, coordenadora do Núcleo de Pesquisa Acadêmica, destacou que este novo formato, 100% online e síncrono, permitiu maior participação dos estudantes da USF e acrescentou “a iniciação científica representa uma oportunidade para os estudantes, não apenas para seguir a carreira de pesquisador, mas também na vida pessoal, profissional, sobretudo em atividades ligadas ao desenvolvimento da sociedade, da ciência, da tecnologia e da inovação do país”.

Clique aqui e confira os trabalhos apresentados.