05/10/2021

USF celebra 45 anos de presença franciscana

A Universidade São Francisco (USF) promoveu no dia 4 de outubro, dia de seu patrono São Francisco de Assis, dois eventos para celebrar a data e comemorar seus 45 anos. No período da tarde, foi realizada uma homenagem aos colaboradores da Universidade, participaram os colaboradores mais antigos da Universidade.

O evento contou com a presença do Diretor Presidente da CNSP-ASF e Vice-Reitor, Frei Thiago Alexandre Hayakawa, o Diretor Vice-presidente, Frei Vitorio Mazzuco Filho, o reitor, Frei Gilberto Gonçalves Garcia, o Pró-Reitor de Ensino, Pesquisa e Extensão, professor Dilnei Lorenzi, o Pró-Reitor de Administração e Planejamento, professor Adriel de Moura Cabral, o Administrador dos Câmpus,  Rodrigo Ribeiro Paiva, a diretora do Câmpus de Bragança Paulista, professora Patrícia Teixeira Costa, o Diretor do Câmpus Campinas - Unidades Swift e Cambuí, o professor Geraldo Peres Caixeta e o Diretor de Câmpus Itatiba, professor Volney Zamenhof de Oliveira Silva.

Durante a abertura, o reitor da Universidade, Frei Gilberto, destacou a trajetória da USF nesses 45 anos. “A USF trouxe um impacto inestimável para o desenvolvimento regional em todos os campos do conhecimento, com destaque para a saúde. Comunhão de todas essas forças construtivas, os dirigentes, professores, funcionários e sobretudo os estudantes. É por isso, que a missão franciscana pertence a todos. A obra propriamente dita pertence ao tempo. A obra é dinâmica, ela só existe enquanto nós estamos atuando, se ela deve pertencer a alguém, que seja para a sociedade, a quem ela serve, razão de sua natureza filantrópica. A USF precisa estar em constante transformação para manter e cumprir sua velha missão: educar para a paz e o bem”, disse o Reitor.

Foram homenageados os seguintes profissionais:

Professora Claudette Maria Medeiros Vendramini (45 anos de Universidade)

Professor Antonio Carlos Botta de Assis (41 anos de Universidade)

Maria de Fátima Liza Gallo (35 anos da Universidade)

Professor Eduardo José Gava (34 anos de Universidade)

Rosemeire Santanna (33 anos de Universidade)

Luis Sothe (30 anos de Universidade)

Cristiane de Carvalho Rosa da Conceição (14 anos de Universidade)

Para a professora Claudette, uma das homenageadas, o momento foi emocionante ao relembrar sua trajetória junto à Universidade: “Há 45 anos, quando as Faculdades Franciscanas se transformavam na Universidade São Francisco, eu iniciava a minha trajetória profissional na Universidade. Desde então, aprendi a admirar esta casa, onde passei a maior parte da minha vida, mais tempo até que em minha própria casa. Na USF, se formaram muitos dos meus sobrinhos, genro e filha, todos exercendo atualmente, com sucesso, a profissão que escolheram e para a qual foram muito bem formados, inspirados pela visão franciscana da paz e do bem”, afirmou a docente.

Ao fim da homenagem aos colaboradores, Frei Thiago, destacou a importância de eventos como esse. “A história da USF é a história de muitos sujeitos, os que trabalham e se dedicam a oferecer um ensino de qualidade. A USF cada vez mais chega a lugares distantes, com a implantação do nosso projeto de educação a distância. Nesse sentido, o convite dessa tarde é que cada um de nós faça esse exercício de pensar na sua trajetória pessoal.

No período da noite, às 18h, foi realizada uma missa em solenidade ao dia de São Francisco de Assis. A celebração foi realizada pelos Freis Vitorio Mazzuco Filho, Thiago Alexandre Hayakawa e Alvaci Mendes da Luz.

Todos os eventos foram transmitidos no Canal da Universidade no Youtube. Confira:

Homenagem aos colaboradores

Celebração da Santa Missa