Alunos de Farmácia da USF simulam julgamento de processo ético disciplinar na 7º edição da Plenária Ética Simulada

05/07/2022

O Curso de Farmácia da Universidade São Francisco (USF) realizou a 7ª edição da Plenária Ética Simulada nos dias 30/05 (Câmpus Campinas - noturno); 03/06 (Câmpus Bragança Paulista) e 07/06 (Câmpus Campinas - matutino).

A atividade tem por objetivo proporcionar ao acadêmico do Curso de Farmácia da USF o conhecimento das principais razões que ocasionam a abertura de um processo ético disciplinar a desfavor do profissional farmacêutico e acompanhar todo rito processual, sendo possível ao acadêmico visualizar a gravidade e consequências envolvidas em uma falta ética. Nesse sentido, espera-se com esta dinâmica uma maior conscientização do acadêmico quanto ao exercício correto da sua profissão e à luz de sua missão, a USF buscar continuamente a excelência no desenvolvimento das metodologias de ensino-aprendizagem, visando propiciar ao aluno, além de sua formação técnica com as habilidades e competências previstas nas diretrizes governamentais e requisitadas pelo mercado, também uma formação cidadã, com compromisso ético. Representa uma prática inovadora no ensino da Deontologia e Legislação Farmacêutica. Neste trabalho os alunos realizam uma simulação de situação de infração real do código de ética do profissional farmacêutico.

O projeto se propõe a discutir todas as etapas envolvidas na instauração do processo ético e, em seguida, simular a etapa da plenária, quando, de fato, ocorre o julgamento do profissional na presença dos membros participantes da comissão ética. Através de representação cênica, os alunos pesquisam, avaliam, informam e emitem juízo de valor a respeito de processos éticos disciplinares.

O trabalho é realizado em parceria com o Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo. Estiveram presentes no evento o presidente do CRF-SP, Dr. Marcelo Polacow, a vice-presidente Dra Luciana Canetto, a diretora tesoureira Danyelle Marini, o secretário geral Dr Adriano Falvo, os conselheiros Dr. Fabio Ribeiro da Silva e Dr. Marcos Machado.“Foi uma oportunidade de os alunos vivenciarem situações que são discutidas em plenárias de ética como problemas na dispensação, ausência do farmacêutico, entre outros. Proporcionar a experiência da simulação do julgamento de um processo ético disciplinar é fundamental para que os acadêmicos sigam preparados para o mercado de trabalho, em especial com conhecimento do Código de Ética da Profissão Farmacêutica”, destacou o presidente do conselho, Dr. Marcelo Polacow.

Histórico de Notícias