Curso de Direito do Campus Bragança Paulista promove o I Concurso de papers

03/09/2015
Curso de Direito do Campus Bragança Paulista promove o I Concurso de papers
 Entre os meses de julho e agosto de 2015 o Curso de Direito, do Campus Bragança Paulista, da Universidade São Francisco (USF) realizou o I Concurso de Papers, tendo como objetivo motivar os alunos a desenvolverem artigos com o tema "Redução da Maioridade Penal". Os artigos inscritos foram avaliados por uma comissão formada por três professores da USF, que selecionaram os três melhores artigos.

Após essa pré-seleção, os textos selecionados foram inseridos no site e no Facebook da USF para que os alunos escolhessem o 1º, 2º e 3º colocados. Por ocasião, no último dia da V Jornada Jurídica, ocorrido em 19 de agosto, cada um dos três autores responsáveis pela elaboração dos artigos foram premiados com uma lembrança da USF, certificado e livros jurídicos. Os artigos vencedores foram os seguintes:

1º lugar: Autora: Luciana C. Padilha, com o tema “Imputabilidade da Criança e do Adolescente” (164 votos)

2º lugar: Autora: Mônica Bertholdo, com o tema “Redução da maioridade penal - Utopia ou necessidade imediata” (127 votos)

3º lugar: Autora: Kelly Priscila Oliveira da Silva, com o tema “Redução da Maioridade Penal: Uma Solução de Faz de Conta” (74 votos)

Para o coordenador do Curso, professor Volney Zamenhof de Oliveira Silva, a ideia do concurso surgiu em uma conversa entre alunos que se dispuseram a colaborar para que esse concurso acontecesse. “O I Concurso de Papers foi um sucesso e os alunos entenderam que a iniciativa foi excelente e muitos depoimentos positivos foram recebidos”, afirmou o coordenador do Curso.

A acadêmica Pamela Cristina Gomes de Medeiros, aluna do 6º semestre do Curso de Direito afirma que o concurso motivou os alunos a refletirem sobre a profissão e o tema escolhido. “O objetivo principal foi despertar nos estudantes o desejo de desenvolverem a escrita e, também, participarem dos eventos proporcionados pela Universidade. Os principais instrumentos de trabalho dos acadêmicos de um Curso de Direito são a linguagem e as leis. É importante gostar de ler, escrever e de se aprimorar sempre. O concurso gerou interesse por parte dos alunos. Tenho a certeza de que nos próximos haverá muitas inscrições, pois o objetivo principal foi alcançado: conseguimos despertá-los para um grande desenvolvimento, que é a escrita. Mais que isto, quando os demais alunos viram os inscritos serem homenageados, sentiram o desejo de participar. Recebi diversas mensagens de amigos perguntando quando seria o próximo concurso, e sinceramente, isso é sensacional. Através de um grupo de alunos, um curso todo pode se sentir motivado a participar mais, escrever mais, ler mais se atualizar mais”, finalizou Pamela.